A Importância do Diálogo na Relação Professor-Aluno e o Paradigma da Complexidade
Palavras-chave:
Educação, Diálogo, Paradigma da Complexidade, Education, Dialogue, Complexity paradigm.Resumo
Este trabalho teve como objetivo central discutir e mostrar a importância do diálogo na educação, com ênfase na relação professor-aluno, conforme as proposições de Paulo Freire (1986; 1996; 2000; 2005), fazendo um vínculo com os pressupostos do paradigma da complexidade propostos por Behrens (2005; 2006). Para isso, procurou-se definir as principais variáveis deste estudo: o diálogo e o paradigma da complexidade. Além dos autores principais, foram utilizadas como fontes as obras de Morin (2004), Gadotti (1996), Libâneo (2005), Demo (1998) e Yus (2002), entre outros, com a finalidade de realizar uma pesquisa mais detalhada. Verificou-se que a pesquisa de Paulo Freire, com a educação dialógica, e os estudos de Behrens, com o paradigma da complexidade, convergem para uma proposta uníssona no que tange à relação entre professor e aluno e, conseqüentemente, entre o ensinar e o aprender.Downloads
Publicado
2008-09-29
Como Citar
Bertoncello, L., & Rossete, S. R. (2008). A Importância do Diálogo na Relação Professor-Aluno e o Paradigma da Complexidade. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(2), 177–190. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/815
Edição
Seção
Artigos Originais
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