A Importância do Diálogo na Relação Professor-Aluno e o Paradigma da Complexidade

  • Ludhiana Bertoncello Cesumar
  • Silvana Regina Rossete Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina
Palavras-chave: Educação, Diálogo, Paradigma da Complexidade, Education, Dialogue, Complexity paradigm.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo central discutir e mostrar a importância do diálogo na educação, com ênfase na relação professor-aluno, conforme as proposições de Paulo Freire (1986; 1996; 2000; 2005), fazendo um vínculo com os pressupostos do paradigma da complexidade propostos por Behrens (2005; 2006). Para isso, procurou-se definir as principais variáveis deste estudo: o diálogo e o paradigma da complexidade. Além dos autores principais, foram utilizadas como fontes as obras de Morin (2004), Gadotti (1996), Libâneo (2005), Demo (1998) e Yus (2002), entre outros, com a finalidade de realizar uma pesquisa mais detalhada. Verificou-se que a pesquisa de Paulo Freire, com a educação dialógica, e os estudos de Behrens, com o paradigma da complexidade, convergem para uma proposta uníssona no que tange à relação entre professor e aluno e, conseqüentemente, entre o ensinar e o aprender.

Biografia do Autor

Ludhiana Bertoncello, Cesumar
Mestre em Educação (2008), com ênfase em teoria e prática pedagógica na formação de professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR; Mestre em Educação (1996), com ênfase nos processos de ensino-apredizagem pela Universidade Paulista – UNIP; Diretora de Pesquisa do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Docente de Metodologia de Pesquisa em cursos de Especialização no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ludhiana@cesumar.br.
Silvana Regina Rossete, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR; Assessora Pedagógica e Docente de História lotada na Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. E-mail: erossete@terra.com.br
Publicado
2008-09-29
Seção
Artigos Originais