APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE GRUPO DE FOCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Sandra Gomes de Oliveira Reis Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina (UTFPR-LD)
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Grupos de foco, Pesquisa qualitativa, Técnicas de pesquisa, Ciência da informação.

Resumo

O objetivo desse relato é apresentar a experiência das pesquisadoras com a técnica de Grupo de Foco utilizada, como a primeira etapa de uma pesquisa qualiquantitativa. Descreveremos a experiência, o planejamento e a organização do grupo de foco e seu impacto nos dados coletados. Por isso se faz necessário apresentar as etapas utilizadas no processo do desenvolvimento da técnica. Nesse sentido, o trabalho se concentrará em descrever pontos relevantes para a coleta de dados, entre eles a sensibilização dos participantes, a organização e a composição do ambiente, bem como a condução dos grupos de foco e a análise dos dados, permitindo que os participantes tenham sua atenção totalmente direcionada para as atividades grupais. Destacam-se as posições do moderador no grupo e a importância de se garantir uma discussão participativa acerca de determinado tema. A técnica de grupo focal não é tarefa simples, uma vez que se exige dos pesquisadores atitudes adequadas para o aprofundamento acerca dos significados e a subjetividade dos participantes a respeito dos aspectos que envolvem seu processo de trabalho.

Biografia do Autor

Sandra Gomes de Oliveira Reis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina (UTFPR-LD)
Bibliotecária Documentalista - CRB 9/1287 Mestre em Ciência da Informação (UEL) Lattes: http://lattes.cnpq.br/0071500647860879 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6177-493X Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG - UTFPR - Campus Londrina Telefone (43) 3315-6131
Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

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Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos Originais