POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO SUPERIOR: A UNILAB COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS E RACIAIS

  • Antonio Gislailson Delfino da Silva Mestrando em Estudos Africanos – Universidade de Lisboa -Ulisboa, Portugal
Palavras-chave: Ações afirmativas, População negra, Política pública, UNILAB.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas públicas voltadas para a população negra trazendo uma reflexão sobre as ações afirmativas no que diz respeito ao acesso de negros/as ao ensino superior público, tendo como foco a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Como procedimento metodológico, recorremos à revisão bibliográfica, onde a literatura expõe diferentes percepções sobre políticas públicas e ações afirmativas e, também, com obtenção de dados primários por meio da aplicação de questionário junto a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis - PROPAE da universidade no dia 07 do mês de junho de 2018. Fundamentou-se nos estudos sobre políticas públicas de educação superior, tendo como referência a discussão sobre as desigualdades raciais, as políticas afirmativas e de inclusão, os programas de acesso e permanência na universidade. Por fim, é notório que muita coisa mudou, desde a lei de cotas até os programas de assistências estudantis para estudantes negros/as, oriundos de escolas públicas. No entanto, percebe-se que muita coisa precisa mudar. Não adianta apenas abrir vagas e “lotar” as universidades públicas com estudantes negros/as, é importante criar programas e projetos que possam acompanhar o desempenho destes/as estudantes ao decorrer do seu percurso acadêmico.

Biografia do Autor

Antonio Gislailson Delfino da Silva, Mestrando em Estudos Africanos – Universidade de Lisboa -Ulisboa, Portugal
Mestrando em Estudos Africanos – Universidade de Lisboa -Ulisboa, Portugal. Especialista em Relações Internacionais pela Faculdade Verbo Educacional. Especialista em Gestão Pública, Licenciado em Sociologia e Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Brasil

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Publicado
2020-01-30
Seção
Artigos Originais