A OPERAÇÃO DE COMPRA E VENDA PELO SISTEMA LOCKER E A INTERFERÊNCIA DA PANDEMIA NESSE SISTEMA

Palavras-chave: Armários inteligentes, Consumidores, COVID-19, E-commerce, Varejistas

Resumo

O consumo de produtos e serviços on-line está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, pelas comodidades características deste tipo de venda. Com o surgimento de uma nova patologia (Covid-19), os modelos de compras foram impactados e levaram os consumidores a mudarem seus hábitos e intensificarem o uso da internet. O objetivo deste trabalho foi avaliar a tendência de utilização do sistema locker no Brasil no período antes, durante e após a primeira onda da Covid-19. Foi realizada uma pesquisa sistemática em artigos científicos, revistas, trabalhos acadêmicos e informativos, no período de 2016 a 2020, nos idiomas português e inglês. Os resultados mostraram que a pandemia ocasionou mudanças nos hábitos dos consumidores e proporcionou o aumento significativo das vendas on-line. No período da pandemia, 24% dos consumidores utilizaram o e-commerce pela primeira vez. As vendas pela internet de 2019 a 2020 aumentaram 8%, passando de cinco para 13% das compras do varejo. Com a pandemia, o número de empresas brasileiras que adotaram o locker aumentou, com importantes perspectivas para 2021. Concluiu-se que o locker é uma tendência de mercado no período pós-pandemia tanto para varejistas quanto para consumidores, visando aumentar vendas e trazer mais praticidade.

Biografia do Autor

Bruna Marinho Palhão Mateus, Universidade de São Paulo (USP)
MBA em varejo e mercado de consumo pela Universidade Estadual de São Paulo (USP); Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina (PR). Brasil.
Melina Aparecida Plastina Cardoso, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutoranda em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunto nível B na Universidade Pitágoras Unopar e Universidade Anhanguera (UNIDERP), Campo Grande (MS), Brasil.

Referências

AQUINO, E. M. L.; SILVEIRA, I. H.; PESCARINI, J. M.; AQUINO, R. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2423-2446, 2020.

ARAUJO, F. A.; REIS, J. G. M.; CORREIA, P. F. C. Uso de lockers como melhoria e redução do risco do lastmile no e-commerce. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019, São Paulo, SP, Brasil. p. 1-15.

B2W DIGITAL. Resultados 1T20. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3iOVCRA. Acesso em: 13 set. 2020.

DESIDÉRIO, M. E-commerce vende R$ 33 bilhões na pandemia puxado por alimentos e bebidas. 2020. Disponível em: https://bit.ly/34hzUj4. Acesso em: 28 set. 2020.

DRUMMOND, A. Retiradas de compras em smartlockers crescem 100% e começam a criar novo hábito entre os consumidores. 2020. Disponível em:https://bit.ly/35REU0e. Acesso em: 20 set. 2020.

E-BIT NIELSEN. Mais conectado, brasileiro expande compras on-line; resultado acumulado de 2020 já chega a 32% do ano passado. 2020(a). Disponível em: https://www.ebit.com.br/divulgation. Acesso em: 20 set. 2020.

E-BIT NIELSEN. Webshoppers. Overview E-commerce. 42a ed. 2020(b).

ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRACHET, M. Lockers: a aposta do varejo para agilizar entregas. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3hX5wQC. Acesso em: 3 set. 2020.

KRAMER, V. Lockers: mais um jeito de entregar as mercadorias para o consumidor. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3bpu16E. Acesso em: 3 set. 2020.

LAVADO, T. Uso da internet no Brasil cresce, e 70% da população está conectada. 2019. Disponível em: https://glo.bo/2Z0pdj1. Acesso em: 3 set. 2020.

LIM, S. F. W. T.; JIN, X.; SRAI, J. S. Consumer-driven e-commerce: a literature review, design framework, and research agenda on last-mile logistics models. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 2018.

LUCIO, E.; CARVALHO, M. F. L.; BRUSCHI, G. S.; SIMÕES, J. H. S.; SANTOS, P. O.; SOUZA, W. C. Estudo de atratividade para o desenvolvimento de alternativas para entregas de produtos para moradores em áreas de risco. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral, Vitória, ES, Brasil, 2019.

MARTINS, R. B. Tecnologia em SmartLockers pode ser uma solução para empresas em plena pandemia. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3clamFp. Acesso em: 23 set. 2020.

MENDES, F. Pesquisa exclusiva: como será o consumo no Brasil depois da pandemia. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3jkX52l. Acesso em: 28 set. 2020.

O GLOBO. Varejo brasileiro começa a usar armários para entrega de produtos. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2Z5bU13. Acesso em: 28 set. 2020.

PARETO. Eficiência em mídia paga nunca foi tão importante. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3ksluDg. Acesso em: 15 set. 2020.

PEGAKI. Locker ou economia compartilhada: qual a melhor opção de entrega? 2018. Disponível em: https://bit.ly/33fVwgr. Acesso em: 18 set. 2020.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: NTE, 2018.

RML. Revista Mundo Logística. Uso de smartlockers cresce 100% durante pandemia. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3kqZjgS. Acesso em: 05 set. 2020.

RML. Revista Mundo Logística. LockersInPost são lançados no Brasil. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3ijH9Mo. Acesso em: 29 set. 2020.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Estudo mostra novo comportamento do consumidor diante da pandemia. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2EiSSNx. Acesso em: 14 set. 2020.

SILVA, J. V. S. Avaliação da viabilidade dos pick-up points sob o enfoque da logística urbana. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2018.

SOARES, L. E agora Brasil? Novos hábitos vão transformar comércio e serviços. 2020. Disponível em: https://glo.bo/3jCIX4e. Acesso em: 3 set. 2020.

SBVC. Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Correios buscam se adaptar à pandemia e vão lançar lockers. 2020a. Disponível em: http://sbvc.com.br/consumidores-on-line-apos-pandemia. Acesso em: 14 set. 2020.

SBVC. Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Sete em cada dez consumidores seguirão comprando on-line após a pandemia. 2020b. Disponível em: http://sbvc.com.br/consumidores-on-line-apos-pandemia. Acesso em: 14 set. 2020.

SOUZA, M. G. Depois do coronavírus: 14 transformações que ficarão para o varejo e o consumo. 2020. Disponível em: https://bit.ly/31UL5y9. Acesso em: 20 ago. 2020.

STRICKLAND, F.; MEDEIROS, I.; BATISTA, V.; SENA, J. R. Pandemia: comércio on-line e canais de vendas alternativos são tendência. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bmfVDc. Acesso em: 3 set. 2020.

TERRA. Leroy Merlin Parolin avalia as vantagens do seu primeiro ano de utilização de lockers. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3cjiOVB. Acesso em: 21 set. 2020.

TRIBUNA. Shopping em Curitiba se inspira nos EUA e cria retirada de compras por lockers. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3q54tmk. Acesso em: 15 nov. 2020.

VEIGA JUNIOR, J. A. Evolução do mercado de e-commerce no brasil: possíveis impactos para logística e gestão de estoque. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Anápolis, Anápolis, GO, 2020.

WHO. World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19-11 March 2020. 2020. Disponível em: https://bit.ly/33iRW5k.Acessoem: 28 set. 2020.

Publicado
2021-12-28
Seção
Artigos de Revisão