A relação investimentos e educação básica na pandemia: o caso do Paraná

Resumen

A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a organização e o direcionamento dos recursos públicos destinados ao ensino remoto emergencial adotado na educação básica do estado do Paraná no ano de 2020. Caracterizado como um estudo bibliográfico com análise documental, em um primeiro momento, foi realizada uma contextualização acerca das imersões políticas adotadas nas redes públicas de ensino, com foco na educação básica, em âmbito federal e estadual. Em seguida, buscou-se compreender, a partir dos documentos do estado do Paraná, quais foram os recursos disponibilizados, como se deu a aplicabilidade dos investimentos e quais as contradições existentes entre a qualidade na/da educação e a possibilidade de manutenção de hora/aula aos estudantes em situações de adversidade. Os dados indicam que o investimento se deu no sentido de oferecer a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, entretanto, focalizando-se o aspecto quantitativo em lugar do qualitativo, enfatizando-se a manutenção da oferta da hora aula na educação básica. Percebe-se um financiamento por vias da relação público-privado, apresentando um investimento exorbitante em um modelo de ensino ineficiente à formação humana, que não considerou/realizou a avaliação contínua, como se percebe nos depoimentos presentes nos aplicativos ofertados em relação à qualidade do ensino propiciado. Configura-se, assim, uma situação de inércia quanto à qualidade da/na educação básica.

Biografía del autor/a

Maria Carolina Miesse, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá (PR), Brasil.
Leonardo Cordeiro de Queiroz, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá (PR), Brasil.
Francielli Ferreira da Rocha Romero, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL (PEF/UEM/UEL), Maringá (PR), Brasil.
Fernando Lazaretti Onorato Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá (PR), Brasil.

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Publicado
2023-03-29
Sección
Artigos Originais