O Estágio no Curso de Pedagogia e na Formação de Professores e Professoras: Superação da Dicotomia Entre Teoria e Prática

  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tamara Cardoso André Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá – UEM
Palavras-chave: Estágio, Formação de Professores, Teoria e Prática de Ensino.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar a experiência da construção de uma prática de estágio e sua materialidade no curso de Pedagogia na cidade de Foz do Iguaçu. Na primeira parte, mostramos como, historicamente, a teoria e a prática foram dicotomizadas no trabalho docente e defendemos que a superação desta dicotomia pode ocorrer a partir do estágio, na formação do pedagogo unitário. Na segunda parte, apresentamos nossa experiência na orientação e coordenação de estágio, apontando como buscamos unir teoria e prática através do aporte teórico materialista histórico e dialético Nesta perspectiva, as contribuições de Freire, Pimenta, Vieira Pinto e Kosik, entre outros, fundamentam a nossa análise sobre a constituição de práticas escolares, baseada na pedagogia histórico-crítica, que é tributária da concepção dialética.

Biografia do Autor

Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Membro do grupo de pesquisa: Psicopedagogia – Aprendizagem e Cultura da Universidade Estadual de Maringá – GEPAC / UEM; Docente do Centro de Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. E-mail: denisepedagoga@gmail.com
Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Docente do Centro de Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. E-mail: tamarazaz@bol.com.br
Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Docente no Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá – UEM; Líder do grupo de pesquisa: Psicopedagogia – Aprendizagem e Cultura da Universidade Estadual de Maringá – GEPAC / UEM. E-mail: tkteruya@gmail.com
Publicado
2011-03-24
Seção
Artigos Originais