Análise Histórica e Educacional Sobre o Catecismo do Concílio Trindentino

  • Célio Juvenal Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Flat James de Souza Martins Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Século XVI, Historia, Educação, Concílio de Trento.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de entender as motivações provocadas pelas mudanças religiosas que ocorreram na Europa. Analisar o pedido do Papa São Pio V, Antônio Ghislieri (1566-1572), que mandou publicar o CATECHISMVS, Ex Decreto Concilii Tridentini, ad Parochos Pii Quinti Pont. Max. Iussu editusad, editionem Romae A. D. MDLXVI publici iuris factam accuratissime expressus. Este catecismo foi implantado nos países católicos no último quartel do século XVI, como um manual de instrução para padres, leigos e crianças. É uma obra da pedagogia religiosa ampla, simples de se ensinar e compreender a formação dos dogmas da Igreja Católica. Este documento histórico conduz o pesquisador a uma compreensão dos métodos mais claros do ensino dos valores cristãos diante das exigências crescentes do século XVI em constantes transformações sociais, culturais e econômicas.

Biografia do Autor

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Docente na Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: celio_costa@terra.com.br
Flat James de Souza Martins, Universidade Estadual de Maringá
Mossui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2007), graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e em Teologia pelo SPR de Cianorte e Mestrado em Antigo Testamento. Atualmente é professor - SPR. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História da Teologia. Especialista em História e Sociedade pela UEM (2003) Ataulmente é mestrando em Educação pela UEM.
Publicado
2011-08-16
Seção
Artigos Originais