A Política Para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná no Governo Lerner (1995-2002)

  • Jorge Luiz Correia Secretaria de Estado da Educação
  • Ângela Mara de Barros Lara Universidade Estadual de Maringá – UEM

Resumen

O objeto de estudo deste trabalho é a política pública para a Educação de Jovens e Adultos, no Paraná, desenvolvida durante o governo Jaime Lerner (1995-2002). Tem-se como objetivo a análise das funções exercidas pela EJA na política educacional do Estado no período, a partir da apresentação das principais ações e estratégias promovidas pela Secretaria de Estado da Educação na oferta dessa modalidade. Para análise do objeto utiliza-se uma abordagem histórica, relacionando a problemática com questões gerais e determinantes históricos e sociais do desenvolvimento do capitalismo no final do século XX. Evidencia-se que as políticas para a EJA foram convergentes com as metas da política educacional do Estado e resultaram na utilização da EJA como mecanismo de correção do fluxo escolar e certificação acelerada para o mercado de trabalho. Conclui-se que essas duas funções pautaram-se pela racionalidade econômica para as políticas sociais e pelas exigências imediatas da certificação para ingresso ou permanência no mercado de trabalho, dadas pela ideologia da empregabilidade.

Biografía del autor/a

Jorge Luiz Correia, Secretaria de Estado da Educação
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente de História da rede pública estadual, atuando no Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Prof. Manoel Rodrigues da Silva - Maringá. E-mail: jorgeluizcorreia@yahoo.com.br
Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Docente Associado da Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: angelabarroslara@yahoo.com.br
Publicado
2011-08-16
Sección
Artigos Originais