Comunicação e Interação Com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial

  • Marcel Luciano Klozovski Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Lauro Brito de Almeida Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Ademir Juracy Fanfa Ribas Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Márcio Alexandre Facini Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná
  • Caroline Monteiro Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).
Palavras-chave: Percepção e Satisfação de Valor, Comunicação e Interação em EaD, Comunicação e Interação em EP.

Resumo

Este estudo se propôs a investigar percepção de valor e a satisfação dos alunos referente à comunicação e a interação com o professor nas modalidades de Educação à Distância e Presencial na disciplina de Contabilidade Geral do curso de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) durante o ano letivo de 2012. Cabe destacar, que embora o processo comunicacional ocorra de maneiras diferentes em EaD e EP no que tange a comunicação e a interação, ambas as modalidades podem se valer de meios síncronos e assíncronos para a transmissão de conteúdo e materiais visando atingir a qualidade no ensino. Neste sentido, a pesquisa realizada utilizou uma abordagem quantitativa quase-experimental do tipo likert com escala sete pontos para uma amostra de 205 participantes em EaD e 349 em EP no mês de outubro de 2012. Assim, os principais resultados apontaram que em EP, apesar das vastas possibilidades de comunicação por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o professor usa minimamente tais ferramentas no processo educativo, o que prejudica a comunicação com os estudantes. Em contraponto em EaD, em vez da comunicação, a interação é prejudicada por causa de número reduzido de aulas ao vivo e on-line, sendo necessária a inserção no plano pedagógico desta disciplina uma utilização maior das ferramentas síncronas de comunicação.

Biografia do Autor

Marcel Luciano Klozovski, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), vinculado ao Departamento de Administração. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Lauro Brito de Almeida, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP); Pós-Doutorando em Controladoria e Contabilidade EAC/FEA/USP.
Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), vinculada ao Departamento de Secretariado Executivo; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pós-Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Ademir Juracy Fanfa Ribas, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), vinculado ao Departamento de Administração; Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Márcio Alexandre Facini, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná
Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), vinculado ao Departamento de Administração; Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Caroline Monteiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).
Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) vinculada ao Departamento de Secretariado Executivo; Mestranda em Administração Profissional pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).
Publicado
2015-08-07
Seção
Artigos Originais