A Relevância da Gestão do Capital de Giro para a Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Brasil

  • João Francisco Sarno Carvalho Universidade Federal de Itajubá
  • João Leandro Cássio de Oliveira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Resumen

O presente trabalho teve como foco apresentar a relevância da gestão do capital de giro para a prosperidade das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. Justifica-se esta discussão pelo fato de as micro e pequenas empresas corresponderem a mais de 90% do total de negócios no Brasil, entretanto a taxa de mortalidade para essa fatia de mercado é considerada alta no país. Para combater essa mortalidade, têm-se algumas ferramentas, como CCL, CCP, CICLOS, NCG e MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAIXA. Objetiva-se mostrar para as MPEs, por meio dessas ferramentas, que, investindo-se em uma gestão organizada e profissionalizada, é possível ter maior longevidade e melhores resultados. Realizou-se pesquisa bibliográfica para a elaboração deste estudo e concluiu-se que, para uma boa gestão do capital de giro, uma MPE deve manter uma boa saúde financeira por meio de um CCL sempre positivo.

Biografía del autor/a

João Francisco Sarno Carvalho, Universidade Federal de Itajubá
Bacharel em Administração (UFLA), pós-graduando em Docência no Ensino Superior (SENAC-SP) e mestrando em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI).
João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Graduado em Ciências Contábeis (UFV-MG), mestrando em Educação (UESBE) e professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Publicado
2016-08-03
Sección
Artigos Originais