A conquista da autonomia para a atividade física: uma missão para a Educação Física escolar

  • Claudio Kravchychyn Cesumar
  • Levino Bertan UNOESTE
  • Sônia Maria Vicente Cardoso UNOESTE

Resumen

O presente estudo bibliográfico objetivou, a partir das possibilidades que podem ser ofertadas pela Educação Física escolar, discutir a importância da disciplina na formação de cidadãos autônomos para a prática de exercícios físicos. Num primeiro momento, procuramos expor a importância da atividade física regular no cotidiano, bem como localizar o leitor no contexto atual da Educação Física escolar. Em seguida, debatemos os motivos que impedem a disciplina de consolidar sua identidade e legitimidade, estando entre as maiores causas deste fator a prioridade dada aos esportes institucionalizados nas aulas de Educação Física, e, mais que isso, a prática pela prática, dando assim uma característica de fim aos conteúdos esportivos, que, assim como os demais conteúdos, deveriam ser meios para a formação dos alunos. Passamos, após, a discutir a autonomia e sua importância na vida do aluno e do cidadão, transferindo o assunto para o objeto de estudo da Educação Física: o movimento humano. Por último, abordamos a qualidade de vida e a importância de hábitos saudáveis para sua aquisição e manutenção, visto que a conquista da autonomia para a prática de atividades físicas é adquirida a partir de conhecimentos e vivências práticas que promovem a conscientização e capacitação para a melhora da aptidão física. Concluímos que a Educação Física, inserida no campo da Educação, tem a missão de promover a autonomia dos indivíduos quanto à prática de atividades físicas, e que o professor deve procurar alternativas para responder ao apelo da sociedade, que sofre pela inatividade do corpo.

Biografía del autor/a

Claudio Kravchychyn, Cesumar
Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: claudiokrav@cesumar.br
Levino Bertan, UNOESTE
Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Sônia Maria Vicente Cardoso, UNOESTE
Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Publicado
2007-11-20
Sección
Artigos Originais