AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PEDAGOGAS SOBRE INDISCIPLINA NA ADOLESCÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavras-chave: Representações sociais, Pedagogas, Indisciplina, Adolescência

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais de pedagogas sobre a indisciplina na adolescência. Como referencial teórico-metodológico, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, a qual busca investigar como se formam e como funcionam os sistemas de referência utilizados para classificar pessoas e grupos e para interpretar os acontecimentos do cotidiano. Participaram desta pesquisa dez pedagogas de uma cidade do noroeste do Estado de Paraná. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa; para a coleta dos dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) Questionário Sociodemográfico e b) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Para a análise dos dados, elaboraram-se categorias de análise. Os resultados revelam que as representações sociais das pedagogas sobre indisciplina na adolescência acabam se aproximando de uma concepção que naturaliza o comportamento do indivíduo, uma vez que a própria visão sobre o que viria a ser o “adolescente” apresenta indícios de não haver uma base histórica e teórica sólida para esse conceito. Chegou-se à conclusão que as representações sociais de pedagogas sobre indisciplina na adolescência está centrada em uma visão superficial sobre o que seria o ser “adolescente” e principalmente sobre qual é, de fato, o contexto gerador da indisciplina, o que fez com que as pedagogas acabassem naturalizando, em alguns momentos, e inconscientemente, as ações dos adolescentes em seus contextos escolares.

Biografia do Autor

Antonio Batista Alves Neto, Universidade Estadual de Maringá
Antonio Batista Alves Neto possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Atuou como Educador Social junto ao grupo Marista de Educação e como Coordenador Pedagógico na rede privada da cidade de Maringá - PR. Atuou ainda, como professor formador no curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR - UEM). Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GPEFS - UEM), é membro de banca examinadora de concursos públicos, é professor no Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação do município de Sarandi PR, é professor convidado da disciplina de Políticas Públicas no curso de Letras EAD pela UNICESUMAR e desenvolve pesquisa na área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, trabalhando as temáticas: formação de professores, práticas pedagógicas, indisciplina e Representações Sociais.
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É Diretora de Ensino de Graduação na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente com os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo, psicopedagogia e relação família-escola. É líder do Grupo de Pesquisa Escola, Família e Sociedade.

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Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos Originais