Senso Crítico e Objetividade na Pesquisa em Comunicação: Mito ou Realidade

  • Cláudia Regina da Silva Franzão UNESP
  • Flaviana Machado Tannus UNESP
  • Mayra Fernanda Ferreira UNESP
  • Rodrigo Daniel Levoti Portari UEMG
  • Tânia Ferrarin Olivatti UNESP

Resumen

Elementar em qualquer área do conhecimento, a postura crítica do pesquisador, seja ele das ciências exatas ou não, caminha ao lado da objetividade. Entretanto, até que ponto o estudioso dos fenômenos comunicacionais consegue tratar seu objeto com isenção? Enquanto sujeito social e histórico, o pesquisador que assume como objeto um produto midiático consegue sair da imersão à qual foi submetido em toda a sua vida, por ser ele mesmo um produto da mídia? Ao longo deste artigo, pretendemos responder a estas perguntas, apontando as perspectivas da Comunicação enquanto campo científico e sua relação com o cotidiano de quem se debruça sobre ele.

Biografía del autor/a

Cláudia Regina da Silva Franzão, UNESP
Mestranda em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista–Unesp (Bauru)
Flaviana Machado Tannus, UNESP
Mestranda em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Bauru); Docente da Faculdade de Jaguariúna.
Mayra Fernanda Ferreira, UNESP
Mestranda em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Bauru)
Rodrigo Daniel Levoti Portari, UEMG
Mestrando em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Bauru); Docente da Universidade do Estado de MinasGerais (UEMG).
Tânia Ferrarin Olivatti, UNESP
Mestranda em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Bauru).
Publicado
2008-06-25
Sección
Artigos Originais