ANÁLISE DO DISCURSO A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO CONTEXTUALIZADA DE POESIAS DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Palavras-chave: Texto e contexto, Contexto situacional, Pragmática

Resumo

Estudo bibliográfico sobre as concepções de contexto, partindo da perspectiva mais elementar até os conceitos mais aprofundados e específicos. Pretende-se compreender tais conceitos em harmonia com outros termos igualmente importantes, utilizados deliberadamente nas pesquisas etnobiográficas, como os contextos histórico, geográfico e sociocultural. Considera-se a indivisibilidade dos contextos sociais e em constante diálogo com o conceito de contexto situacional, que adquire diferentes significados ao sabor da própria contextualização, em um processo metalinguístico sem precedentes no exercício da linguagem. Buscou-se aprofundar algumas conceituações para o termo e estabelecer contatos com o campo de utilização na sua vertente mais objetiva, que é o uso do conceito dentro do universo léxico-semântico e em sua verve original e subjetiva, que é o universo linguístico-literário. Para isso, elencaram-se alguns conceitos periféricos ao vocábulo, mas imprescindíveis para a compreensão de sua utilização, por meio de vivências, palavras e expressões e análises de textos poéticos de João Cabral, cânone da literatura brasileira. Estudo bibliográfico sobre as concepções de contexto, partindo da perspectiva mais elementar até os conceitos mais aprofundados e específicos. Pretende-se compreender tais conceitos em harmonia com outros termos igualmente importantes, utilizados deliberadamente nas pesquisas etnobiográficas, como os contextos histórico, geográfico e sociocultural. Considera-se a indivisibilidade dos contextos sociais e em constante diálogo com o conceito de contexto situacional, que adquire diferentes significados ao sabor da própria contextualização, em um processo metalinguístico sem precedentes no exercício da linguagem. Buscou-se aprofundar algumas conceituações para o termo e estabelecer contatos com o campo de utilização na sua vertente mais objetiva, que é o uso do conceito dentro do universo léxico-semântico e em sua verve original e subjetiva, que é o universo linguístico-literário. Para isso, elencaram-se alguns conceitos periféricos ao vocábulo, mas imprescindíveis para a compreensão de sua utilização, por meio de vivências, palavras e expressões e análises de textos poéticos de João Cabral, cânone da literatura brasileira.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano
Doutorando em Educação - UFBA; Mestre em Educação e Cultura - UNEB; Licenciado em Letras (UPE), em Pedagogia (UNEB) e Graduando em Geografia (UNICESUMAR).
Pedro Rodolpho Jungers Abib, UFBA
Pós-doutor em Estudos Lusófonos (Paris-França); Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP); Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA.

Referências

ANDRADE, M. L. C. O. Digressão: uma estratégia na condução do jogo textual–interativo. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

ARMENGAUD, F. A pragmática. Tradução: Marcos Macionilo. São Paulo: Parábola, 2006.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 31. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

COSERIU, E. Linguística del texto: introducción a la hermenêutica del sentido. Edición de Óscar Loureda Lamas. Madri: Arco Libros, 2007.

COSTA, I B. Forma e contexto na linguística do texto de Eugenio Coseriu. In: SIMPÓSIO COSERIU MEMÓRIA E ATUALIDADE INTEGRADO AO XV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LA ALFAL, 15., 2008, Anais [...]. Montevideo, Uruguai: Universidad de la República, Universidade Federal do Paraná, 2008.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GERALDI, J. W.; ILARI, R.. Semântica. São Paulo: Ática, 1990.

HALLIDAY, M. A.K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. New York: Oxford Press, 1989.

HALLIDAY, M. A.K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss online 2014. Disponível em: www.houaiss.online.com.br. Acesso em: 29 jun. 2019.

KOCH, I. V. O texto e a construção do sentido. São Paulo: Contexto, 1997.

LOPES, E. Fundamentos da Linguística Contemporânea. São Paulo: Cultrix, 1999.

MACHADO, R. F. Sentido, estrutura e contexto situacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GENEROS TEXTUAIS, 2009. Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: UFCS, 2009.

MARCHUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola, 2012.

MELO NETO, J. C. Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

PLATÃO, F. S.; FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2001.

VELOSO, C. Reconvexo. In: BETHÂNIA, Maria. Memória da pele. Polygram discos, 1989. 1 disco vinil.

Publicado
2019-11-04
Seção
Artigos Originais