AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DAS MELHORES IES DO MUNDO

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Instituições de Ensino Superior (IES), World University Rankings (WUR)

Resumo

A adoção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) constitui-se em um dos mais importantes desenvolvimentos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo tem como objetivo pesquisar e descrever as AVAs dentre as IES mais reconhecidas mundialmente, segundo o Times Higher Education (THE) da World University Rankings (WUR) 2018. Contempla-se, assim, o ranking das dez melhores universidades em todo o mundo. Ao oferecer uma visão ampla das lacunas relacionadas ao objeto de pesquisa, busca-se compreender a maneira como as melhores IES do mundo utilizam as TIC, em especial, as plataformas de aprendizagem, com destaque para a importância da escolha do ambiente virtual por parte dessas IES. A metodologia qualitativa, na utilização de técnicas de pesquisa descritiva e bibliográfica exploratória, possibilita identificar os principais AVA utilizados pelas IES. O levantamento demonstra que algumas IES utilizam mais de uma plataforma de aprendizagem. Este estudo científico contribui enormemente para alargar a visão, possibilitando “novos olhares” sobre as plataformas de aprendizagem, seja como elemento que auxilia o complexo processo de escolha de um ambiente, bem como para a formação da própria opinião para escolha e uso dessas plataformas, por instituições reconhecidas e consideradas inovadoras.

Biografia do Autor

Fernanda Edileuza Riccomini de Souza, Universidade Nove de Julho
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na linha de pesquisa de Estratégia. Possui mestrado também pela Universidade Nove de Julho (2019), na linha de pesquisa de Inovação; especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (2011) e Design Instrucional para EAD (2013), pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); e graduação em Turismo pelo Centro Universitário Capital (2000)
Claudia Brito Silva Cirani, Universidade Nove de Julho
Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ / USP. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE.
José Eduardo Storopoli, Universidade Nove de Julho
Pós-Doutor pela Fordham University, Nova Iorque - Estados Unidos; Doutor e Mestre em Administração - UNINOVE; Prof., Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Brasil.
Samara de Carvalho Pedro, Centro Universitário - FEI
Doutoranda em Administração pelo Centro Universitário FEI. Mestre em Administração (UNINOVE). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Administração e Recursos Humanos (UNINOVE). Bolsista FNDE pelo Programa de Educação Tutorial em Administração do Ministério da Educação, Brasil.

Referências

ABDULLA, L. Using and contributing to open source at Coursera, 2004. Disponível em: https://building.coursera.org/blog/2014/09/08/using-and-contributing-to-open-source-at-coursera/. Acesso em: 08 jan. 2019.

AHMAD, N.L.B., RAPANI, N.H.A., ISMAIL, Z., AHMAD, A.S. YUSOF, M.R. Accounting teacher self effication, Usage, teaching preference and skill towards virtual learning environment in education. International Journal of Advanced Science and Technology, v. 29, n. 06, p. 249-264, 2020.

ALAM, Aftab; ULLAH, Sehat; ALI, Numan. The effect of learning-based adaptivity on students’ performance in 3D-virtual learning environments. IEEE Access, v. 6, p. 3400-3407, 2017.

ANNANSINGH, Fenio. Mind the gap: Cognitive active learning in virtual learning environment perception of instructors and students. Education and Information Technologies, v. 24, n. 6, p. 3669-3688, 2019.

BECKER, S. A.; CUMMINS, M.; DAVIS, A.; FREEMAN, A.; HALL, C. G.; ANANTHANARAYANAN, V. NMC horizon report: 2017 higher education edition. The New Media Consortium, 2017.

BELUCE, Andrea Carvalho; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Students’ motivation for learning in virtual learning environments. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 60, p. 105-113, 2015.

BLACKBOARD. Grupo A - Educação, 2019a. Disponível em: http://blackboard.grupoa.com.br. Acesso em: 02 abr. 2019.

BLACKBOARD. Imperial College London, 2019b. Disponível em: http://www.imperial.ac.uk/admin-services/ict/self-service/teaching-learning/elearning-services/blackboard/. Acesso em: 22 jun. 2019.

BLIN, Françoise; MUNRO, Morag. Why hasn’t technology disrupted academics’ teaching practices? Understanding resistance to change through the lens of activity theory. Computers & Education, v. 50, n. 2, p. 475-490, 2008.

BRAGA, Ryon; COBRA, Marcos. Marketing educacional: ferramentas de gestão para instituições de ensino. São Paulo: Hoper, 2004.

CABERO-ALMENARA, Julio; ARANCIBIA, María; DEL PRETE, Annachiara. Technical and didactic knowledge of the Moodle LMS in higher education. Beyond functional use. Journal of New Approaches in Educational Research - NAER Journal, v. 8, n. 1, p. 25-33, 2019.

CADAVID, Julian Moreno; GOMEZ, Luis F. Montoya. Use of a gamified virtual learning environment as didactic strategy in a pre-calculus course: case study in the National University of Colombia: uso de un entorno virtual de aprendizaje ludificado como estrategia didactica en un curso de pre-calculo: estudio de caso en la Universidad Nacional de Colombia. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 16, p. 1-17, 2015.

CAMPOS, Fernanda CA; COSTA, Rosa ME; SANTOS, Neide. Fundamentos da educação a distância, mídias e ambientes virtuais. Juiz de Fora: Editar, v. 48, 2007.

CANVAS. Instructure, 2019. Disponível em: https://www.canvaslms.com. Acesso em: 13 mar. 2019.

CHOI, Hee Jun; PARK, Ji-Hye. Testing a path-analytic model of adult dropout in online degree programs. Computers & Education, v. 116, p. 130-138, 2018.

COATES, Hamish; JAMES, Richard; BALDWIN, Gabrielle. A critical examination of the effects of learning management systems on university teaching and learning. Tertiary education and management, v. 11, p. 19-36, 2005.

COELHO, WILLYANS GARCIA; TEDESCO, PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI. The perception of the other in the virtual learning environment: Social presence and its implications for distance education. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 609-624, 2017.

COLOMBO, Sonia Simões. Marketing educacional em ação: estratégias e ferramentas. São Paulo: Bookman Editora, 2005.

COOPMAN, Stephanie J. A critical examination of Blackboard’s e-learning environment. First Monday, v. 14, n. 6, 2009.

COURSERA. Coursera, 2019. Disponível em: https://pt.coursera.org. Acesso em: 12 maio 2019.

COURSERA. Privacy Notice, 2020. Disponível em: https://www.coursera.org/about/privacy. Acesso em: 19 maio 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: Artmed, 2016.

DE BOER, I. R.; LAGERWEIJ, M. D.; DE VRIES, M. W.; WESSELINK, P. R.; VERVOORN, J. M. The effect of force feedback in a virtual learning environment on the performance and satisfaction of dental students. Simulation in Healthcare, v. 12, n. 2, p. 83-90, 2017.

DE OLIVEIRA MARTINS, Diego; TIZIOTTO, Simone Aparecida; CAZARINI, Edson Walmir. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 15, p. 113-131, 2016.

DEDRICK, Jason; WEST, Joel. An exploratory study into open source platform adoption, In: PROCEEDINGS OF THE 37th ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE. IEEE, 2004. p. 10 pp.

DEMARA, Ronald F. et al. Elevating participation and outcomes with computer-based assessments: An immersive development workshop for engineering faculty. ASEE Computers in Education Journal, v. 8, 2017.

DERBOVEN, Jan; GEERTS, David; DE GROOFF, Dirk. Appropriating virtual learning environments: A study of teacher tactics. Journal of Visual Languages & Computing, v. 40, p. 20-35, 2017. 8, n. 3, p. 1-12, 2017.

DORNER, Helga; KÁRPÁTI, Andrea. Mentoring for innovation: key factors affecting participant satisfaction in the process of collaborative knowledge construction in teacher training. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 14, n. 4, p. 63-77, 2010.

DRENT, Marjolein; MEELISSEN, Martina. Which factors obstruct or stimulate teacher educators to use ICT innovatively?. Computers & Education, v. 51, n. 1, p. 187-199, 2008.

EDX. EdX, 2019. Disponível em: https://www.edx.org. Acesso em: 05 abr. 2019.

FERREIRA, Rosemeire Spedine Lopes et al. FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR. EAD em Foco, v. 4, n. 1, 2014.

FINI, Maria Inês. Inovações no ensino superior. Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 176-183, 2018.

FRANCISCATO, F.T., RIBEIRO, P. S., MOZZAQUATRO, P. M., & MEDINA, R. D. Avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, TelEduc e Tidia-ae: um estudo comparativo. RENOTE, v. 6, n. 1, 2008.

GALIKHANOV, M. F.; KHASANOVA, G. F. Faculty training for online teaching: roles, competences, contents. Vysshee Obrazovanie v Rossii, v. 28, n. 2, p. 51-62, 2019.

GUASCH, Teresa; ALVAREZ, Ibis; ESPASA, Anna. University teacher competencies in a virtual teaching/learning environment: Analysis of a teacher training experience. Teaching and Teacher Education, v. 26, n. 2, p. 199-206, 2010.

HUANG, Y. C.; BACKMAN, S. J., BACKMAN, K. F.; MCGUIRE, F. A.; MOORE, D. An investigation of motivation and experience in virtual learning environments: a self-determination theory. Education and Information Technologies, v. 24, n. 1, p. 591-611, 2019.

JANELLI, Maria. E-Learning in theory, practice, and research. Вопросы образования, n. 4, 2018.

KLERING, Luis Roque; SCHRÖEDER, Christine da Silva. Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem à luz do enfoque sistêmico. Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 1, n. 2, p. 42-54, 2011.

KOLOWICH, Steve. In deals with 10 public universities, Coursera bids for role in credit courses. The chronicle of higher education, v. 30, 2013.

KRUGER, D., INMAN, S., DING, Z., KANG, Y., KUNA, P., LIU, Y. LU, X., ORO, X. WANG, Y. Improving teacher effectiveness: Designing better assessment tools in learning management systems. Future Internet, v. 7, n. 4, p. 484-499, 2015.

KUUTTI, K. Activity theory as a potential framework for human–computer interaction research. Context and consciousness: Activity theory and human–computer interaction, pp. 17–44. Cambridge, MA: The MIT Press, 1996.

LAEEQ, Kashif; MEMON, Zulfiqar Ali. An integrated model to enhance virtual learning environments with current social networking perspective. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 13, n. 09, p. 252-268, 2018.

LAURILLARD, D. Preface. In: H. BEETHAM; R. SHARPE (Eds.). Rethinking pedagogy for a digital age: designing and delivering e-learning. Routlege, 2017.

LIAW, Shu-Sheng. Investigating students’ perceived satisfaction, behavioral intention, and effectiveness of e-learning: A case study of the Blackboard system. Computers & education, v. 51, n. 2, p. 864-873, 2008.

LIEW, Tze Wei et al. The effects of a pedagogical agent’s smiling expression on the learner’s emotions and motivation in a virtual learning environment. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 5, 2016.

LUIS, Carlos; ROCHA, Alvaro; MARCELINO, Maria Jose. Accessibility in virtual learning Environments: acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 25, p. 54-66, 2017.

MANNING, J. Comparing MOOC Platform Features, 2014. Disponível em: https://teachingcommons.stanford.edu/teaching-talk/comparing-mooc-platform-features. Acesso em: 12 abr. 2019.

MCGILL, Tanya J.; KLOBAS, Jane E. A task–technology fit view of learning management system impact. Computers & Education, v. 52, n. 2, p. 496-508, 2009.

MOODLE. Student Systems Moodle at Cambridge, 2019a. Disponível em: https://www.student-systems.admin.cam.ac.uk/moodle. Acesso em: 28 abr. 2019.

MOODLE. Open-source learning platform, 2019b. Disponível em: https://moodle.org. Acesso em: 15 abr. 2019.

MORAES, Simone Becher Araujo. Notas Sobre a Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância. EAD em Foco, v. 4, n. 2, 2014.

MOSQUERA, Leonardo Herrera. Impact of Implementing a Virtual Learning Environment (VLE) in the EFL Classroom. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 22, n. 3, p. 479-498, 2017.

MULGREW, B.; DRAGE, K., GARDINER, P.; IRELAND, T.; SANDY, J. R. AN evaluation of the effects of a web-based modular teaching programme, housed within a virtual learning environment on orthodontic training for specialist registrars. Journal of Orthodontics, v. 36, n. 3, p. 167-176, 2009.

MYERS, C. B. Coursera raises $16 million to bring free online education to millions. Disponível em: https://thenextweb.com/insider/2012/04/18/coursera-raises-16-million-and-partners-with-top-tier-universities-to-bring-free-online-education-to-millions/. Acesso em: 16 maio 2020.

NISTOR, Nicolae; NEUBAUER, Katrin. From participation to dropout: Quantitative participation patterns in online university courses. Computers & Education, v. 55, n. 2, p. 663-672, 2010.

NOVOED. NovoEd. Disponível em: https://www.novoed.com. Acesso em: 15 maio 2019.

OLIVEIRA, Celina Couto de; COSTA, José Wilson da; MOREIRA, Marcia. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. São Paulo: Papirus, 2001.

OLIVEIRA, Elaine Rosangela de. Avaliação ergonômica de interfaces da SciELO-Scientific Electronic Library Online. 2001.

PÁSTOR, D.; JIMÉNEZ, J.; ARCOS, G.; ROMERO, M.; URQUIZO, L. Design patterns for building online courses in a virtual learning environment. Ingeniare, v. 26, p. 157-171, 2018.

PEAT, Mary. Towards First Year Biology online: a virtual learning environment. Educational Technology & Society, v. 3, n. 3, p. 203-207, 2000.

PEREIRA, F. A. de M.; RAMOS, A. S. M.; CHAGAS, M. M. das. Satisfação e continuidade de uso em um ambiente virtual de aprendizagem. REGE Revista de Gestão, v. 22, p. 133-152, 2015.

PONCIANO, V. L. O. Possibilidades e limites de ambientes virtuais de aprendizagem para implementação de cursos EAD na formação inicial e continuada de educadores. Revista Científica Educação INEC, v. 1, pp. 146-158, 2017.

PRIMO, Lane. Auto-avaliação na educação a distância uma alternativa viável. In: CONGRESSO DA SBC, WIE WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 28., 2008, Belém do Pará. Anais [...]. Belém do Pará, 2008.

RIBEIRO, Elvia Nunes; MENDONÇA, G. D. A.; MENDONÇA, Alzino Furtado. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba, PR, 2007.

SANTOS, Edméa O. dos. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Educação e Contemporaneidade, v. 11, n. 18, p. 425-435, 2002.

SCOTT, Ezequiel; SORIA, Alvaro; CAMPO, Marcelo. Adaptive 3D virtual learning environments - A review of the literature. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 10, n. 3, p. 262-276, 2016.

SIBONI, Benedetta; DEL SORDO, Carlotta; PAZZI, Silvia. Sustainability reporting in state universities: an investigation of Italian pioneering practices. International Journal of Social Ecology and Sustainable Development (IJSESD), v. 4, n. 2, p. 1-15, 2013.

SILVA, Ângela Carrancho da; SILVA, Christina Marília Teixeira da. Do diagnóstico às questões avaliativas: um caminho possível via prática de avaliação em educação a distância. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 17, n. 63, p. 293-312, 2009.

SILVA, Angela Carrancho. Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância. Porto Alegre: Mediação, 2009.

Tenório, A.; Ferreira, R. S. L.; Almeida, M. C. R.; Zucon, L. H.; Tenório, T. Ferramentas da educação a distância: a visão do tutor. EAD em Foco, Revista Científica em Educação a Distância, v. 4, n. 1, p. 48-60, 2014.

TENÓRIO, Thaís; LAUDELINO, Marilda Adlong; TENÓRIO, André. A importância do ambiente virtual de aprendizagem em um curso de graduação com base nas percepções de alunos a distância. EAD em Foco, Revista Científica em Educação a Distância, v. 5, n. 3, 2015.

THE - Times Higher Education. World University Rankings of 2018, 2018. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com. Acesso em: 10 jun. 2019.

UMEK, L.; KERŽIČ, D.; ARISTOVNIK, A.; TOMAŽEVIČ, N. An assessment of the effectiveness of Moodle e-learning system for undergraduate public administration education. International Journal of Innovation and Learning, v. 21, n. 2, p. 165-177, 2017.

VAGANOVA, O. I.; SMIRNOVA, Z. V.; MUKHINA, M. V.; KUTEPOV, M. M.; KUTEPOVA, L. I.; Chernysheva, T. L.; The Organization of the Test Control of Students'knowledge. In: A virtual learning environment moodle. Journal of Entrepreneurship Education, v. 20, n. 3, p. 1-4, 2017.

VALENTINE, C. B.; SOARES, E. M. S. Ambientes virtuais de aprendizagem: compartilhando ideias e construindo cenários. Rio Grande do Sul, Educs, 2005.

WEBLEARN. WebLearn, [s.d.]. Disponível em: https://weblearn.ox.ac.uk/portal. Acesso em: 07 maio 2019.

WEN, Miaomiao; YANG, Diyi; ROSÉ, Carolyn Penstein. Virtual teams in massive open online courses. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION. Springer, Cham, 2015. p. 820-824.

YANG, Jing; SHEN, Qiping; HO, Manfong. An overview of previous studies in stakeholder management and its implications for the construction industry. Journal of facilities management, v. 7, n. 2, p. 159-175, 2009.

YIM, Joanne Sau-Ching; MOSES, Priscilla; AZALEA, Alia. Effects of psychological ownership on teachers’ beliefs about a cloud-based virtual learning environment. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 13, n. 1, p. 13, 2018.

ZAPPAROLLI, Luciana Silva; STIUBIENER, Itana. FAG-a management support tool with BI techniques to assist teachers in the virtual learning environment Moodle. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal, v. 2, n. 3, p. 587-597, 2017.

ZEIDE, Elana; NISSENBAUM, Helen. Learner Privacy in MOOCs and Virtual Education. Theory and Research in Education, v. 16, n. 3, p. 280-307, 2018.

ZORIO-GRIMA, Ana; SIERRA-GARCÍA, Laura; GARCIA-BENAU, Maria A. Sustainability reporting experience by universities: a causal configuration approach. International Journal of Sustainability in Higher Education, 2018.

Publicado
2020-07-31
Seção
Artigos Originais