O Efeito no Preço das Ações Mediante as Informações Divulgadas nas Mídias Digitais: Um Estudo de Caso na Empresa JBS

  • Marcela Gimenes Bera Oshita Universidade Estadual de Maringá
  • Simone Leticia Raimundini Sanches Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Notícias, Informação, Divulgação, Preço das ações, Oscilação

Resumo

As informações divulgadas pela empresa e agências de notícias podem ter potencial de influenciar as expectativas dos investidores, pois decisões são tomadas com base em informações disponíveis. Diante disso, o artigo tem como objetivo avaliar o comportamento do preço das ações da empresa JBS frente às informações divulgadas nas mídias digitais, entre janeiro a junho de 2014. Para isso, foi realizado um estudo de caso descritivo, utilizando-se o histórico de preço de ações e notícias divulgadas nas mídias digitais de 03 de janeiro a 30 de junho de 2014. Utilizou-se a análise de conteúdo para se analisar e classificar as notícias quanto à sua divulgação (própria empresa ou agentes de mercado) e o efeito no valor da ação (positivo ou negativo). Os resultados alcançados sugerem que as notícias divulgadas influenciam na variação dos preços das ações, principalmente aquelas divulgadas pela empresa. Adicionalmente, reforça-se a necessidade de os investidores acompanharem e explorarem o valor informativo das notícias com o propósito de obter ganhos financeiros no curto prazo a partir de operações de compra ou venda das ações.

Biografia do Autor

Marcela Gimenes Bera Oshita, Universidade Estadual de Maringá
Doutoranda em Ciências Econômicas, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Contábil e Financeira e graduada em Economia pela Universidade Estadual de Maringá
Simone Leticia Raimundini Sanches, Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2000), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2003) e Doutorado em Administração, pela Escola de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS, 2013). Docente no Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2016-08-03
Seção
Artigos Originais