O MÉTODO DE CASOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Alessandra de Souza Santos Centro Universitário UNA
  • Frederico de Carvalho Figueiredo Centro Universitário UNA
Palavras-chave: Método do caso, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Escola de governo

Resumo

O método de casos tem sido empregado com sucesso na literatura gerencial como ferramenta de aprendizagem organizacional para se criar, adquirir, desenvolver, transferir e reter conhecimentos, documentando de forma cooperativa o conhecimento e a experiência adquiridos. Essa metodologia tem sido utilizada também no setor público, pois retrata o conhecimento tácito e sistematiza e registra experiências relevantes, incorporando-as à memória organizacional e permitindo que a organização analise desafios e oportunidades ao abordar lições aprendidas e documentar melhores práticas que podem contribuir para a tomada de decisões em situações complexas. Em razão da potencial aplicação do método de casos como ferramenta de gestão do conhecimento, pela conversão do conhecimento tácito em explícito, o presente artigo consiste em revisão sistemática de literatura que tem por objetivo verificar se o método de casos tem sido documentado na literatura como ferramenta de gestão de conhecimento. Os achados foram escassos e sugere-se a realização de futuras pesquisas nesse sentido.

Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Centro Universitário UNA
Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA-BH)
Frederico de Carvalho Figueiredo, Centro Universitário UNA
Professor e pesquisador do PPG em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA-BH)

Referências

ALBAGLI, S. Conhecimento, inclusão social e desenvolvimento local. Inclusão Social, v. 1, n. 2, p. 17-22, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1514/1712. Acesso em: 1 set. 2018.

ALBERTON, A.; SILVA, A. B. da. Como escrever um bom caso para ensino?: reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, set./out. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v22n5/1982-7849-rac-22-5-0745.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

ALMEIDA, G. A. de. Métodos de ensino nas faculdades de direito dos Estados Unidos e a possibilidade de sua utilização nas escolas do Ministério Público brasileiro: reflexões a partir da experiência de pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse. In: CAMBI, E.; ALMEIDA, G. A. de; MOREIRA, J. C. (org.). 30 anos da Constituição de 1988 e o Ministério Público: avanços, retrocessos e os novos desafios. Belo Horizonte: D’Plácido, 2018.

ANGELONI, M. T. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ARAMENDI JAUREGUI, P.; BUJAN VIDALES, K.; GARÍN CASARES, S.; VEGA FUENTE, A. Estudio de caso y aprendizaje cooperativo en la universidad. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, v. 18, n. 1, p. 413-429, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56730662024. Acesso em: 13 jan. 2019.

BARROSO TANOIRA, F. G. Preparing undergraduate students for career success through case study writing and implementation in real job contexts. Nova Scientia, v. 9, n. 19, p. 568-594, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=203353519030. Acesso em: 19 jan. 2019.

CADENA VON BAHTEN, A.; ENGELHORN, C. A. Engajando estudantes por meio da redação de bons casos: formação docente. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 387-407, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189154955005. Acesso em: 19 jan. 2019.

CHOO, W. C. The inquiring organization: how organizations acquire knowledge and seek information. Nova Iorque: Oxford University Press, 2016.

CHOO, W. C. Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. 3. ed. Nova Jersey: Information Today, 2002.

CHOO, W. C. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2003.

COELHO, F. M. O cotidiano da gestão escolar: o método de caso na sistematização de problemas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1261-1276, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317241516016. Acesso em: 24 dez. 2018.

DAGNINO, R. Ciência e tecnologia para o desenvolvimento local: uma proposta transformadora. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, ano 8, n. 14, p. 43-52, jul. 2006. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/issue/view/14. Acesso em: 1 set. 2018.

DALFOVO, M. S. Casos multiformatos em administração: análise da influência dos estilos e ambientes de aprendizagem. 2013. 215 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2013. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Michael%20Samir%20Dalfovo.pdf. Acesso em: 14 mar. 2018.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DOUBLEDAY, A. F. et al. Social constructivism and case-writing for an integrated curriculum. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 9, n. 1, p. 44-57, abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.7771/1541-5015.1502. Acesso em: 12 jan. 2019.

DUEK, V. P. Educação inclusiva e formação continuada: contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. 2011. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14342. Acesso em: 14 dez. 2018.

ELLET, W. Manual de estudo de caso: como ler, discutir e escrever casos de forma persuasiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ESLAVA, A. Análisis institucional de asuntos públicos: el problema de abastecimiento de oro para la joyería en Colombia. Gestión y Política Pública, México, v. 26, n. 1, p. 253-268, jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-10792017000100253&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2019.

FIGUEIREDO, F. S.; RAMOS FILHO, A. C. Lições aprendidas em projetos como estratégia de sistematização do conhecimento organizacional: um estudo de caso de uma universidade pública federal. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 11, n. 3, p. 63-85, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319356599004. Acesso em: 19 jan. 2019.

GARVIN, D. A. Making the case: professional education for the world of practice. Harvard Magazine, v. 106, n. 1, p. 56-107, set./out. 2003. Disponível em: http://harvardmagazine.com/2003/09/making-the-case-html. Acesso em: 24 nov. 2017.

GIBBERT, M.; PROBST, G.; DAVENPORT, T. H. Cooperative case writing: a new approach for bridging theorical significance and practical relevance?: relatório. Genéve: Université de Genéve, 2003. Disponível em: http://archive-ouverte.unige.ch/unige:5786. Acesso em: 22 mar. 2018.

GIL, A. C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, A. C. Elaboração de casos para o ensino de administração. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 2, n. 2, p. 7-16, jul./dez. 2004.

GUÉDON, J. C. Acesso aberto e divisão entre ciência predominante e ciência periférica. In: FERREIRA, S. M. S. P.; TARGINO, M. das G. (org.). Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas eletrônicas. São Paulo: Editora SENAC: Cengage Learning, 2010.

GRAHAM, A. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/images/livro_andrew_graham.pdf. Acesso em: 7 nov. 2017.

GWEE, J. The case writer’s toolkit. Cingapura: Palgrave Macmillan, 2018.

INTERNATIONAL RECORDS MANAGEMENT TRUST. Writing case studies: a manual. Londres: IRMT, 1999. Disponível em: https://www.irmt.org/. Acesso em: 7 nov. 2018.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; CAMPOMAR, M. C. O caso como estratégia de ensino na área de administração. Revista de Administração, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 147-157, abr./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2234/223417482003.pdf. Acesso em: 27 dez. 2018.

LYNN, L. E. Teaching & learning with cases: a guidebook. Nova Iorque: Chatam House Publishers, 1999.

MARTINS, G. de A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

NAUMES, W.; NAUMES, M. J. The art & craft of case writing. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1999.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. (org.). Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

PEREIRA, L. S. Método do caso para o ensino em administração: fatores determinantes para sua utilização na visão de alunos e professores. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2012. Disponível em: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1670. Acesso em: 13 mar. 2018.

PLAZA-ANGULO, J. J. Creación de conocimiento en pequeños establecimientos hoteleros de España. Revista Venezolana de Gerencia, Venezuela, v. 23, n. 82, 2018. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29056115003. Acesso em: 20 jan. 2019.

PROBST, G. J. B. Epilogue: putting knowledge to work: case-writing as a knowledge management and organizational learning tool. In: DAVENPORT, T. H.; PROBST, G. J. B. (org.). Knowledge management case book: Siemens best practices. 2. ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons. 2002.

SHARP, B. S.; AGUIRRE, G. C.; KICKHAM, K. Managing in the public sector: a casebook in ethics and leadership. 2. ed. Nova Iorque: Routledge, 2017.

SERDAR TÜLÜCE, H. Using the case story method in a teacher education practicum: affordances and constraints. Educational Sciences: Theory & Practice, v. 16, n. 4, p. 1275-1295, 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1115046.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

VÁZQUEZ-ZENTELLA, V.; PÉREZ GARCÍA, T. V.; BARRIGA ARCEO, F. D. El caso de Juan, el niño triqui: una experiencia de formación docente en educación intercultural. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 19, n. 60, p. 129-154, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14029405007. Acesso em: 15 jan. 2019.

VEGA, G. The case writing workbook: a self-guided workshop. 2. ed. Nova Iorque: Routledge, 2017.

ZITSCHER, H. C. Metodologia do ensino jurídico com casos: teoria e prática (com exemplos do Direito do Consumidor e do Direito Civil). Belo Horizonte: Del Rey, 1999.

Publicado
2019-08-21
Seção
Gestão do Conhecimento