MOTIVAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DO BEACH TENNIS

Palavras-chave: Motivação, Habilidades sociais, Beach Tennis

Resumo

Este estudo objetivou analisar a motivação e habilidades sociais em atletas de beach tennis. Participaram da pesquisa 72 atletas da modalidade, sendo 38 mulheres e 34 homens, com média de idade de 35,85 (± 12,17) anos, praticantes de beach tennis em Maringá/PR. Os dados foram analisados pelos Testes Kolmogorov Smirnov, U de Mann Whitney, Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de Spearman, adotando-se p<0,05. Os praticantes apresentaram maior nível de motivação intrínseca (Md = 6,33) do que desmotivação (Md = 1,33), e não houve diferença significativa em função do tempo de prática dos atletas. Em relação às habilidades sociais, os homens apresentaram maiores níveis de habilidades sociais (Md = 101,00), enfrentamento e autoafirmação com risco (Md = 10,31) e autocontrole da agressividade (Md = 1,21) do que as mulheres, que apresentaram as respectivas medianas (Md = 91,50), (Md = 8,82) e (Md = 0,82). Quanto às habilidades sociais em função do tempo de prática, quanto maior o tempo de prática maior o enfrentamento e autoafirmação com risco e autoafirmação na expressão de sentimentos positivos, e quanto menor o tempo de prática maior o autocontrole da agressividade. Além disso, foi encontrada uma correlação positiva significativa entre motivação intrínseca e habilidades sociais, e correlação negativa entre desmotivação e habilidades sociais. Conclui-se que a motivação intrínseca apresentou relações positivas com o desenvolvimento das habilidades sociais do atleta praticante de beach tennis nas fases iniciais. Palavras-chave: Motivação; Habilidades Sociais; Beach Tennis.

Biografia do Autor

Natalia Garcia Barros, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
Aline Mendes de Lima, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Mestre em Psicologia do Esporte pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, (PR), Brasil.
Lenamar Fiorese, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

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Publicado
2021-06-30
Seção
Artigos Originais