ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: ANÁLISE COM OS ESTUDANTES-TRABALHADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Palavras-chave: Assédio moral, Universitários, Trabalhadores

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as tipologias mais frequentes de assédio moral sofridas por estudantes do curso de administração dentro do ambiente de trabalho, para traçar o perfil dos assediados, verificar o posicionamento da empresa e do assediado diante a prática do assédio e identificar quais os principais sintomas (físicas, psicológicas, sociais) causados pelo assédio na vida de quem passou por essa situação. Esta pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado contendo perguntas objetivas e subjetivas. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e diferenças entre médias. Constatou-se que 44,3% dos respondentes sofrem/sofreram assédio moral, sendo que a maioria das vítimas é mulheres, solteiras, entre o primeiro e quarto semestre do curso de graduação, com idade entre 17 e 22 anos. Os tipos de assédio mais frequentes, de maneira geral, foram sobrecarga de trabalho (29,2%); aproximadamente 6% se queixaram que os superiores não conversavam com eles; 5% dos casos sofreram com a invasão da vida pessoal; e 4% dos participantes já receberam gritos de maneira constante do seu superior imediato e que houve até casos de ameaças e agressões físicas isoladas. Portanto, nota-se que é imprescindível abordar o tema, em ambientes corporativos e acadêmicos, a fim de conscientizar sobre os prejuízos do assédio para saúde dos trabalhadores e para as organizações.

Biografia do Autor

Cícera Andreza Valença Tavares, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte (CE), Brasil
Rebeca da Rocha Grangeiro, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Doutora em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA); Docente no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brasil.
Jeniffer de Nadae, Universidade Federal de Itajubá
Doutora em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá (MG), Brasil.
Liana de Andrade Esmeraldo Pereira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Doutora em Desenvolvimento Sustentável com ênfase em Política e Gestão da Sustentabilidade pela Unb; Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brasil.
Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Mestrando em Administração na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil.

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Publicado
2021-12-28
Seção
Artigos Originais