Efeito de Uma Intervenção Motora em Crianças Desnutridas com Atraso no Desenvolvimento
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Desnutrição, Pobreza, Fisioterapia
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção motora na socialização, na linguagem e na motricidade fina e ampla de crianças com desnutrição. Este estudo de caso foi realizado com crianças de uma área carente de uma capital. Foram utilizados os índices de peso/altura, altura/idade e peso/idade para avaliar o estado nutricional e para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor o teste de triagem de Denver II (desenvolvimento global e quatro domínios: pessoal-social, linguagem, motricidade fina e ampla). As sete crianças (zero a seis anos) foram divididas em dois grupos: grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC). A intervenção, realizada em 12 sessões de meia hora uma vez por semana, consistiu de brincadeiras simples, de baixo custo e adaptadas à realidade sócio-econômica e cultural das crianças. Em geral as crianças do GI apresentaram melhora e/ou mantiveram os seus escores nos quatro domínios avaliados, assim como no escore do desenvolvimento global, onde haviam recebido a classificação de “anormalidade” no período pré-intervenção e pós-intervenção receberam de “normalidade”. Resultados opostos foram obtidos com o GC, onde as crianças apresentaram declínio e/ou manutenção dos escores nos quatro domínios e permaneceram com a classificação de “anormalidade” no escore do desenvolvimento global no período pós-controle. A intervenção resultou em ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças do GI, permitindo que elas superassem a influência dos fatores de risco a que eram expostas em conjunto com as crianças do GC.
Publicado
2013-02-13
Edição
Seção
Relato de Casos
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