Efeito de Uma Intervenção Motora em Crianças Desnutridas com Atraso no Desenvolvimento

  • Chandra da Silveira Langoni
  • Jordana Rigon
  • Rosana Rusch
  • Carla Skilhan de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thais de Lima Resende Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Desnutrição, Pobreza, Fisioterapia

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção motora na socialização, na linguagem e na motricidade fina e ampla de crianças com desnutrição. Este estudo de caso foi realizado com crianças de uma área carente de uma capital. Foram utilizados os índices de peso/altura, altura/idade e peso/idade para avaliar o estado nutricional e para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor o teste de triagem de Denver II (desenvolvimento global e quatro domínios: pessoal-social, linguagem, motricidade fina e ampla). As sete crianças (zero a seis anos) foram divididas em dois grupos: grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC). A intervenção, realizada em 12 sessões de meia hora uma vez por semana, consistiu de brincadeiras simples, de baixo custo e adaptadas à realidade sócio-econômica e cultural das crianças. Em geral as crianças do GI apresentaram melhora e/ou mantiveram os seus escores nos quatro domínios avaliados, assim como no escore do desenvolvimento global, onde haviam recebido a classificação de “anormalidade” no período pré-intervenção e pós-intervenção receberam de “normalidade”. Resultados opostos foram obtidos com o GC, onde as crianças apresentaram declínio e/ou manutenção dos escores nos quatro domínios e permaneceram com a classificação de “anormalidade” no escore do desenvolvimento global no período pós-controle. A intervenção resultou em ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças do GI, permitindo que elas superassem a influência dos fatores de risco a que eram expostas em conjunto com as crianças do GC.

Biografia do Autor

Chandra da Silveira Langoni
Fisioterapeuta do Grupo Hospitalar Conceição, Especialista em Fisioterapia Hospitalar e Saúde da Família e Comunidade.
Jordana Rigon
Fisioterapeuta
Rosana Rusch
Fisioterapeuta; E-mail: rosana_rusch@yahoo.com.br
Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fisioterapeuta, Doutor em Ciência do Movimento Humano, Professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Thais de Lima Resende, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Fisioterapeuta, Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Docente titular da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica - PUCRS
Publicado
2013-02-13
Seção
Relato de Casos