Conhecimentos de Acadêmicos de Pedagogia Sobre a Respiração Oral
Palavras-chave:
Respiração Oral, Rinite Alérgica, Hipertrofia das Tonsilas Faríngeas, Educação
Resumo
Este trabalho teve por objetivo caracterizar o conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia sobre a respiração oral decorrente de obstrução nasal. Participaram do estudo 316 acadêmicos de uma instituição de ensino superior pública do noroeste do Paraná. Foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigação do conhecimento dos acadêmicos sobre a rinite alérgica, a hipertrofia das tonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações na aprendizagem escolar. Os resultados demonstraram que os alunos possuem conhecimentos superficiais sobre a rinite alérgica e pouquíssimas informações sobre a hipertrofia das tonsilas faríngeas e a respiração oral. A formação profissional é fundamental para que o professor possa identificar e encaminhar o aluno com respiração oral para atendimento médico e, dessa forma, contribuir para a prevenção de anormalidades orgânicas e dificuldades de aprendizagem decorrentes desse modo respiratório.
Publicado
2014-08-12
Edição
Seção
Artigos Originais
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