Qualidade de Vida de Hipertensos Usuários da Rede Pública de Saúde

  • Cassia Leticia Pereira Cesumar
  • Mariana Sirote Borges CESUMAR
  • Janete Lane Amadei Cesumar
Palavras-chave: Fatores de Risco, Hipertensão, Qualidade de Vida.

Resumo

Qualidade de vida é um conceito novo na área de saúde. Em hipertensos, a presença de doença crônica, a necessidade de tratamento contínuo por um longo período e a presença de comorbidades são fatores que podem interferir na qualidade de vida. Realizou-se estudo descritivo com abordagem quantitativa com o objetivo de verificar a qualidade de vida de portadores de hipertensão arterial em tratamento medicamentoso, atendidos na rede pública de saúde do município de Atalaia – Paraná. O estudo constou de entrevista com aplicação do SF-36 traduzido e validado no Brasil, coleta de dados demográficos e socioeconômicos, de dados de hábitos de vida e de uso de medicamentos. Foram entrevistados 50 hipertensos sendo 64% eram do sexo feminino, com faixa etária prevalente entre 60 e 69 anos (32%). A população estudada apresentou comprometimento nos domínios: capacidade funcional, desempenho físico, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos emocionais, saúde mental e evolução do estado de saúde, exceto no domínio aspectos sociais. Conclui-se que a organização de uma assistência bem orientada e direcionada a esta população, visando fortalecer a importância de mudanças de hábitos, pode melhorar os escores de qualidade de vida.

Biografia do Autor

Cassia Leticia Pereira, Cesumar
Acadêmicas do curso de Farmácia da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá; Bolsista do Programa de Iniciação Científica PICC.
Mariana Sirote Borges, CESUMAR
Academica do Curso de Farmácia do Unicesumar - Centro Universitário de Maringá, Programa de Iniciação Cientifica CESUMAR (PICC)
Janete Lane Amadei, Cesumar
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Docente no curso de Farmácia da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá. E-mail: janeteamadei@gmail.com
Publicado
2013-04-29
Seção
Promoção da Saúde