Educação em saúde no serviço de hemodinâmica: uma revisão integrativa

Palavras-chave: Educação em saúde, Doença na artéria coronariana, Cateterismo cardíaco, Hemodinâmica, Enfermagem cardiocascular

Resumo

Este artigo teve como objetivo conhecer as ações educativas em saúde realizadas no serviço de hemodinâmica acerca do exame de cineangiocoronariografia. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de outubro de 2016, com análise de publicações indexadas nas bases de dados: LILACS, BDENF, SCOPUS e PubMed no período de 2011 e 2016. Foram selecionados oito estudos que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão, sendo divididos em dois temas principais: déficit de conhecimento dos pacientes sobre cineangiocoronariografia e a construção do conhecimento por meio de diferentes abordagens metodológicas. Os resultados ressaltam a escassez de estudos voltados para essa temática no Brasil e a necessidade do uso de novas tecnologias metodológicas como fator de consolidação da educação em saúde no serviço de hemodinâmica.

Biografia do Autor

Suellen Cristina da Silva Chaves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Enfermeira, graduada em Enfermagem pela Faculdade Evangélica do Paraná . Residente do Programa em Cardiovascular da Universidade Federal do Paraná/UFPR, Curitiba (PR), Brasil.
Tatiana Brusamarello
Enfermeira, Mestre e doutoranda em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Enfermeira - CHC/UFPR. Coordenadora Educação Continuada do Complexo Hospital de Clínicas Curitiba (PR), Brasil
Resi Rejane Huernermann
Enfermeira, Membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e Responsável pelo Serviço de Hemodinâmica do CHC/UFPR, Curitiba, Brasil.

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Publicado
2018-05-02
Seção
Artigos de Revisão