Análise da Situação Causal e Evolucional da Mortalidade Hospitalar de Idosos na Região da AMUSEP (2000-2011)

  • Ana Paula Serra de Araújo
  • Priscilla Hellen Martinez Blanco Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Raquel Cristina Luis Mincoff Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Clarice da Luz Kernkamp Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Edson Luciano Rudey Faculdade uninga
  • Maria Cecilia Begnossi
  • Mirian Ueda Yamaguchi Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
Palavras-chave: AMUSEP, CISAMUSEP, Mortalidade, Idoso, CID-10

Resumo

A maior expectativa de vida no Brasil e a queda da mortalidade no país ao longo dos últimos anos gerou mudança do padrão da morbimortalidade da população. Neste contexto, a análise das estatísticas de mortalidade, uma tarefa tradicional na avaliação em saúde, representa um importante subsídio para o conhecimento do perfil epidemiológico de uma população e consequente planejamento de ações de promoção da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar a evolução da mortalidade de idosos, no período de 2000 a 2011, na região dos municípios de Setentrião Paranaense (AMUSEP), com base nos dados do SIH-SUS/DATASUS. Os dados obtidos evidenciaram que na região da AMUSEP o número de óbitos em internação no SUS, por local de residência e de idosos, cresceu de modo ascendente e linear. Constataram-se alterações no padrão da mortalidade na região, conforme o local de residência e a causa básica de óbito, segundo os capítulos I a XX da CID -10. Verificou-se que, na atualidade, os municípios com maiores taxas de mortalidade na região são os de Iguaraçu, Maringá e Sarandi e que as maiores causas óbito na atualidade, na região, são as doenças infecciosas e parasitárias (23,47%), doenças do aparelho circulatório (20,1%), do aparelho respiratório (18,59%), e neoplasias/tumores (13,56%). Os dados obtidos possibilitaram não apenas o conhecimento das tendências de mortalidade na AMUSEP e dos locais com maiores taxas de mortalidade na região, como também a constatação da necessidade de implantação de políticas públicas e de programas de assistência à saúde, capazes de reduzir essas taxas.

Biografia do Autor

Ana Paula Serra de Araújo
Fisioterapeuta, pela UNIPAR - Universidade Paranaense; Pos-graduada " latu senso" em Fisioterapia em Terapia Manual e Postural pelo CESUMAR - Centro Universitário de Maringá; Especialista e Pós-graduada "Latu senso"em Acupuntura pelo IBRATE - Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino.
Priscilla Hellen Martinez Blanco, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
Fisioterapeuta graduada no Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR; Pós-graduada em Acupuntura, e em Fisioterapia Dermato funcional pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino – IBRATE; Mestranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.
Raquel Cristina Luis Mincoff, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
Enfermeira; Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein; Mestranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.
Clarice da Luz Kernkamp, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Discente em Serviço Social; Mestranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.
Edson Luciano Rudey, Faculdade uninga
Médico; Especialista em Especialização em Cirurgia Ginecologia Minimamente Invasiva pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais – FCMMG; Mestrando em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR
Maria Cecilia Begnossi
Nutricionista; Pós-graduada em Fisiologia no Contexto Interdisciplinar pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Mestranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.
Mirian Ueda Yamaguchi, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Mestre em Análises Clínicas e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente no curso de Mestrado em Promoção da Saúde no Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.
Publicado
2013-11-14
Seção
Artigos Originais