O Atual Currículo de Matemática: Ecos da Geometria Euclidiana e Seu Contexto Sócio-Cultural-Histórico

Cristiane Coppe de Oliveira, Flávia de Fátima Santos Silva

Resumo


Diante de inquietações, surgidas na licenciatura em Matemática, questionava-nos sobre a história da matemática e o seu ensino. Essas inquietações eram direcionadas no sentido de entender se a mesma nos auxiliaria em nosso enriquecimento cognitivo/intelectual ou em nossa futura prática docente. Desse modo, nasceu à idéia deste projeto de Iniciação Científica, o qual tem nos proporcionado respostas concretas e desafios, levando-nos a crer que a história da Matemática é de suma importância para as duas vertentes. O conjunto de idéias e costumes que contextualizaram a história de Alexandria, que se inicia no período Helenístico, e os marcos geométricos sistematizados pelos gregos dessa época, objetivam a essência deste projeto.Tendo o conhecimento histórico sobre quais eram feitos os questionamentos do período, helenístico, vislumbramos algumas perguntas tais como: o que é, de onde vem, e prá que serve a Geometria? As quais tornaram-se dúvidas freqüentes no processo de ensino e de aprendizagem da geometria. Cabe aos educadores matemáticos, trabalharem esses conteúdos de forma a contextualizá-los em sua prática docente. A conclusão desse trabalho nos ocasionou alusões para que a história da geometria auxilie como um instrumento facilitador no processo de ensino e de aprendizagem da geometria, por meio de seu atual currículo.

Palavras-chave


História de Alexandria; Geometria Euclidiana; Currículo; History of Alexandria; Euclidian Geometry; Study program.

Texto completo:

Artigo_Pdf


Iniciação Científica Cesumar
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9192 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1518-1243 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.