O Atual Currículo de Matemática: Ecos da Geometria Euclidiana e Seu Contexto Sócio-Cultural-Histórico
Palabras clave:
História de Alexandria, Geometria Euclidiana, Currículo, History of Alexandria, Euclidian Geometry, Study program.Resumen
Diante de inquietações, surgidas na licenciatura em Matemática, questionava-nos sobre a história da matemática e o seu ensino. Essas inquietações eram direcionadas no sentido de entender se a mesma nos auxiliaria em nosso enriquecimento cognitivo/intelectual ou em nossa futura prática docente. Desse modo, nasceu à idéia deste projeto de Iniciação Científica, o qual tem nos proporcionado respostas concretas e desafios, levando-nos a crer que a história da Matemática é de suma importância para as duas vertentes. O conjunto de idéias e costumes que contextualizaram a história de Alexandria, que se inicia no período Helenístico, e os marcos geométricos sistematizados pelos gregos dessa época, objetivam a essência deste projeto.Tendo o conhecimento histórico sobre quais eram feitos os questionamentos do período, helenístico, vislumbramos algumas perguntas tais como: o que é, de onde vem, e prá que serve a Geometria? As quais tornaram-se dúvidas freqüentes no processo de ensino e de aprendizagem da geometria. Cabe aos educadores matemáticos, trabalharem esses conteúdos de forma a contextualizá-los em sua prática docente. A conclusão desse trabalho nos ocasionou alusões para que a história da geometria auxilie como um instrumento facilitador no processo de ensino e de aprendizagem da geometria, por meio de seu atual currículo.Publicado
2009-06-15
Cómo citar
Oliveira, C. C. de, & Silva, F. de F. S. (2009). O Atual Currículo de Matemática: Ecos da Geometria Euclidiana e Seu Contexto Sócio-Cultural-Histórico. Iniciação Científica Cesumar, 11(1), 51–54. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/666
Número
Sección
Artigos de Iniciação Científica
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