A OBRIGATORIEDADE DOS PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: ANÁLISE DA LEI 13.722/2018
Resumo
O conceito de criança na sociedade contemporânea é reflexo de uma longa estruturação histórica, que gerou a defesa dos direitos de crianças e adolescentes por meio de seu estatuto específico (ECA) e da Constituição Federal. Mesmo com essas garantias, faz-se necessário que leis assegurarem diferentes situações específicas. A análise da Lei 13.722/2018 (Lei Lucas) busca investigar a trajetória de tramitação da Lei Lucas na Câmara dos Deputados, além de compreender a relação da respectiva Lei com as Leis de proteção integral e identificar os princípios que orientam a produção e aprovação desta Lei. Utilizando a perspectiva da análise documental, através da teoria de ciclo de políticas de Bowe e Ball e da Teoria do discurso de Laclau e Mouffe, tornou-se possível observar que grande parte das leis brasileiras não corresponde à necessidade nacional, visto que a motivação da sua criação, muitas vezes, não está ligada à demanda ou urgência da população, dependendo de inúmeros outros fatores latentes, como influências midiáticas e familiares, ou interesses políticos que impõem um discurso hegemônico ante a democracia.Referências
ARIÉS, P. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BARCELLOS, R; DELLAGNELO, E. A Teoria Política do Discurso como abordagem para o estudo das organizações de resistência: reflexões sobre o caso do Circuito Fora do Eixo. Organ. Soc., Salvador, v. 21, n. 70, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302014000300004 Acesso em: 2 abr. 2019.
BEGALLI, A.; BETTIATI, A. Entenda o caso. Campinas. Disponível em: https://vailucas.com.br/copia-home-1. Acesso em: 7 mar. 2019.
BRASIL. Lei n. 13.722, de 04 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Câmara dos Deputados, Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/10/2018, Página 2, Brasília. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13722-4-outubro-2018-787220-publicacaooriginal-156535-pl.html. Acesso em: 3 abr. 2019.
BRASIL. [ECA (1990)]. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmara dos Deputados, Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 30 ago. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Projeto de Lei 7077/2014. Obriga os estabelecimentos de ensino, creches e unidades de atenção a idosos a oferecer treinamento de primeiros socorros a seus profissionais. Câmara dos Deputados, 2014. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=605726. Acesso em: 3 set. 2019.
BRASIL. Projeto de Lei 9.560/2018. Estabelece a obrigatoriedade do treinamento dos docentes da educação básica e dos ensinos fundamental e médio em técnicas de primeiros socorros. Câmara dos Deputados, Brasília, 2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2167934. Acesso em: 4 set. 2019.
BRASIL. O papel do Poder Legislativo. Câmara dos Deputados, Brasília. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/o-papel-do-poder-legislativo. Acesso em: 24 out. 2019.
BRASIL. Órgãos da Justiça. Tribunal da Justiça do Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.tjsp.jus.br/PoderJudiciario/PoderJudiciario/OrgaosDaJustica. Acesso em: 25 out. 2019.
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução de Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015. (Coleção Contrassensos).
MAGALHÃES, E. Tripartição dos poderes: a estrutura dos poderes do estado democrático de direito brasileiro, adotado pela constituição federal de 1988. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito) - Universidade de Caxias do Sul. Canela, 2019.
MAIA, A. P. et al. A escola na rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes: guia de referência. São Paulo: Ação Educativa, 2018.
OLIVEIRA, A.; LOPES, A.; A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, v. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011.
PIMENTEL, A. O método da análise documental: Seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, nov. 2001.
REDE não bata, Eduque. Lei Menino Bernardo. Rio de Janeiro. Disponível em: https://naobataeduque.org.br/lei-menino-bernardo/#:~:text=A%20Lei%20Menino%20Bernardo%20. Acesso em: 30 out. 2019.
RAMOS, M. C.; SILVA, E. N. Como usar a abordagem da Política Informada por Evidência na saúde pública? Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 296-306, jan./mar. 2018.
SHIROMA, E.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Dossiê - Políticas públicas e Educação no Contexto da Globalização. v. 23, n. 2, 2005.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.