Crescimento de Cana-de-Açúcar sob Aplicação de Biofertilizante da Bovinocultura e Ureia

  • Henrique Vieira de Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando.
  • Jean Pierre Henry Balbaud Ometto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Pesquisador titular e Coordenador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CST/INPE).
  • Wadson Sebastião Duarte da Rocha Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Pesquisador A.
  • Carlos Eugênio Martins Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Pesquisador A.
  • Marcelo Henrique Otenio Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Pesquisador A.
  • Cristiano Amancio Vieira Borges Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Analista A da Embrapa Gado de Leite.
Palavras-chave: Biofertirrigação, Dejetos de bovinos, Nitrogênio.

Resumo

Os efluentes gerados na pecuária intensiva quando tratados por reatores anaeróbios possuem relevante potencial para reuso agrícola. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento das cultivares de cana-de-açúcar SP 803280 e RB 867515 durante 220 dias. Foram aplicadas doses de 0, 16, 48, 64, 80, 96 kg ha-1 de nitrogênio, usando como fontes biofertilizantes produzidos por meio da água residuária da bovinocultura e ureia. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, totalizando 96 parcelas com quatro repetições. As cultivares adubadas com biofertilizante obtiveram crescimento semelhante às adubadas com ureia, onde as doses de 64, 80, 96 kg ha-1 proporcionaram melhor eficácia no crescimento. Ao fim do experimento obteve-se uma altura média de três metros para as culturas, indicando que a ureia pode ser substituída pelo biofertilizante.

Biografia do Autor

Henrique Vieira de Mendonça, Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando.
Doutorando em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora , Departamento de Biologia/Programa de Pós-graduação em Ecologia (PGECOL), Brasil
Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Pesquisador titular e Coordenador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CST/INPE).
Ecologia de Ecossistemas com foco em dinâmicas e interações entre sistemas aquáticos, terrestres e atmosfera é, atualmente, pesquisador titular e Coordenador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CST/INPE). Coordena Convênio de Colaboração e Apoio ao International Geosphere-Biosphere Program (IGBP) e Global Land Program (GLP), no Brasil.
Wadson Sebastião Duarte da Rocha, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Pesquisador A.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ (2000) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ (2003) - ESALQ/USP. Atualmente é pesquisador na da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG.
Carlos Eugênio Martins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Pesquisador A.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1975), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1978) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotado na Embrapa Gado de Leite.
Marcelo Henrique Otenio, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Pesquisador A.
Graduado em Farmácia e Bioquímica na Universidade Estadual de Londrina - PR, UEL (1991); Especialização em Didática e Metodologia do Ensino (1994); Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) UNESP - Rio Claro, Controle da Fermentação Etanólica (1998); Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) UNESP - Rio Claro, Tratamento Eletrolítico da Água e Biodegradação da Gasolina (2002). Trabalha na área de Gestão Ambiental, Qualidade de águas naturais (Recursos Hídricos), Saneamento Rural e Efluentes na produção Leiteira. É pesquisador A, na área de gestão ambiental e recursos hídricos e efluentes da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora - MG.
Cristiano Amancio Vieira Borges, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora, MG. Analista A da Embrapa Gado de Leite.
Possui graduação (2006) e mestrado (2010) em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Analista A da Embrapa Gado de Leite. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Análise de Dados, e em Métodos de Mineração de Dados, Séries Temporais e Credit Scoring.
Publicado
2016-10-31
Seção
Meio Ambiente