Valor Nutricional da Merenda Escolar e sua Aceitabilidade
Palavras-chave:
Merenda Escolar, Valor Nutricional, Aceitação.Resumo
Com o objetivo de analisar o valor nutricional e a aceitação da merenda escolar oferecida aos alunos, foi realizada uma pesquisa com 104 alunos de terceira e quarta série do ensino fundamental da cidade de Maringá – PR. Esta pesquisa foi realizada através de fichas, onde as crianças demonstravam o nível de satisfação da merenda, e os resultados foram analisados estatisticamente através do teste de proporção. Na análise nutricional dos cardápios avaliaram-se calorias e macronutrientes, utilizando como parâmetro as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para calorias e proteínas e Dietary Reference Intakes (DRI´s) para carboidratos e lipídeos. A média de calorias e de carboidratos presentes na merenda manteve-se dentro do preconizado, a média de proteínas encontra-se acima e a média de lipídeos encontra-se abaixo dos valores preconizados. As merendas que tiveram maior aceitação foram pão com hambúrguer e bebida láctea (87%); macarrão com frango e salada (69%); arroz, carne e batata (66%); sopa de macarrão com carne e tomate (59%); sopa de macarrão com carne, mandioca e bebida láctea (59%) e arroz, feijão e carne (56%). Com esta pesquisa conclui-se que o valor nutricional da merenda escolar avaliada está adequado em calorias e superior em proteínas. Também se constatou que os carboidratos estão adequados, mas os lipídeos abaixo do recomendado.Downloads
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Publicado
22-03-2010
Como Citar
Matihara, C. H., Trevisani, T. S., & Garutti, S. (2010). Valor Nutricional da Merenda Escolar e sua Aceitabilidade. Saúde E Pesquisa, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/1230
Edição
Seção
Artigos Originais
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