Acidentes e Doenças do Trabalho Relacionadas a Trabalhadores da Área de Transportes de Carga no Brasil no Período de 2010 e 2011

  • Marlon Alessandro Gaspar Palácio
  • Priscila Almeida Inhoti Unicesumar
  • Siméia Gaspar Palácio Centro Universitário de Maringá
Palavras-chave: saúde do trabalhador, doenças do trabalho, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito.

Resumo

O transporte rodoviário de cargas, segundo dados de 2011, movimenta 60% do volume de mercadorias do país e é fundamental para produção, distribuição de bens industriais e agrícolas. Objetivou-se neste trabalho caracterizar os trabalhadores segurados pelo INSS vinculados à atividade de transportes de carga quanto ao gênero, faixa etária, classificação internacional de doenças e também realizar um comparativo dos números de benefícios concedidos nos últimos nove anos, no intuito de promover discussões sobre o impacto dos acidentes e doenças relacionadas a esses trabalhadores no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de caráter quantitativo, referente aos benefícios previdenciários concedidos às atividades envolvidas na área de transportes de carga ocorridos no Brasil. Verificou-se que nos últimos nove anos o maior percentual de benefícios concedidos pelo INSS esteve no ano de 2004, com 16,8% dos casos. De acordo com o gênero, a maioria da amostra foi composta pelo gênero masculino com 96,1% dos casos. Referente à faixa etária, o índice de benefícios foi maior entre o intervalo de 40 a 44 anos com 15,3% de benefícios concedidos. Segundo o CID, os benefícios estavam distribuídos em sua maioria entre os códigos M.54 (dorsalgia) com 6,1%, M54.4 (lumbago com ciática) com 4,7% dos casos, M.54.5 (dor lombar baixa) com 7% e S62.6 (fratura de outros dedos) com 3,4%, sendo que a 45,9% foram classificados como outros. Esta pesquisa permitiu concluir que são muitos os benefícios concedidos aos motoristas de transporte de carga e que estes dados estão de acordo com os encontrados na literatura.

Biografia do Autor

Marlon Alessandro Gaspar Palácio
Graduação medicina, Especialização em Medicina do Trabalho, Especialização em Medicina do Tráfego.
Priscila Almeida Inhoti, Unicesumar
Graduação em Fisioterapia, Especialização em Fisioterapia Uroginecológica, Especialização em Anatomia e Histologia Humana, Mestranda em Promoção da Saúde.
Siméia Gaspar Palácio, Centro Universitário de Maringá
Professora doutora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
Publicado
2015-12-31
Seção
Artigos Originais