Soroprevalência de Toxoplasmose Humana na Cidade de Teresina no Período de 2010 a 2014

  • Alexandra Maria dos Santos Carvalho UFPI- Campus Universitário Ministro Reis Velloso http://orcid.org/0000-0002-3317-9479
  • Fabiana Andreína da Silva Sátiro Universidade Federal do Piauí
  • Rhuana Marianne da Paz Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Cláudio Ângelo Ventura Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Toxoplasmose, Toxoplasma, Prevalência, Doenças parasitárias.

Resumo

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo Toxoplasma gondii. A enfermidade constitui um importante problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente na sua forma congênita, onde o risco de comprometimento fetal e sequelas são iminentes. Objetivou-se estabelecer o perfil epidemiológico da toxoplasmose na cidade de Teresina-PI, por meio da caracterização de sua prevalência em humanos, durante o período de 2010 a 2014. Fora realizado um estudo descritivo e retrospectivo de caráter quantitativo. Observou-se que 69% dos indivíduos do sexo feminino apresentam soropositividade em relação a anticorpos IgG contra toxoplasmose, enquanto que 67% dos indivíduos do sexo masculino apresentam soropositividade. De acordo com as análises estatísticas, a prevalência de toxoplasmose na cidade de Teresina é de 89,4% em relação a anticorpos IgG, e 4,3% para anticorpos IgM. Fica evidente que estudos adicionais são necessários antes da completa compreensão da prevalência de toxoplasmose em Teresina. Diante do exposto, percebe-se a importância da caracterização epidemiologia da toxoplasmose, visto que o aumento na incidência de AIDS no estado do Piauí vem aumentando gradativamente. Conclui-se que é necessário maiores estudos sobre incidência e prevalência no Estado do Piauí, bem como o estudo sobre incidências das variações clínicas da toxoplasmose.

Biografia do Autor

Alexandra Maria dos Santos Carvalho, UFPI- Campus Universitário Ministro Reis Velloso
Graduada em Biomedicina, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Universitário Ministro Reis Velloso, Brasil.
Fabiana Andreína da Silva Sátiro, Universidade Federal do Piauí
Aluna do Curso de Graduação em Bacharelado em Biomedicina
Rhuana Marianne da Paz Oliveira, Universidade Federal do Piauí
Graduada em Biomedicina - Universidade Federal do Piauí
Cláudio Ângelo Ventura, Universidade Federal do Piauí
Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Biomédica (1999) e Mestrado em Bioquímica (2001) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) concluiu o Doutorado em Biologia Funcional e Molecular (2006). Tem experiência na área de Bioquímica/Biotecnologia, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Purificação e Caracterização de Macromoléculas, Plantas e Suas Atividades em Sistemas Biológicas, Mecanismos de Citotoxicidade, Morte Celular e Apoptose. Possui experiência em ensino superior e profissionalizante onde ministrou aulas em várias disciplinas, entre elas: Biologia Molecular, Biologia Molecular Aplicada, Bioquímica, Bioquímica Clínica, Biotecnologia.
Publicado
2015-12-31
Seção
Artigos Originais