INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Siméia Gaspar Palácio, Adriana Carla Guerra, Aline Vasconcellos, Mateus Dias Antunes

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da psicomotricidade sobre o desempenho motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O mesmo foi realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Maringá com 24 crianças de sete a dez anos diagnosticadas com o respectivo transtorno. Foram realizadas avaliações do desempenho motor utilizando o instrumento Movement Battery Assessment for Children (MABC-2). As crianças, cujo desempenho motor foi classificado como de risco e com significante dificuldade, foram convidadas a participar de um programa de intervenção psicomotora, constando de dez sessões, duas vezes semanais com duração de 60 minutos. Ao término das sessões as mesmas foram reavaliadas pelo mesmo instrumento, sendo constatado que houve diferença estatisticamente significativa nas habilidades de destreza manual (p=0.0026), habilidade com bola (p=0.0186) e equilíbrio (p=<0001). Conclui-se que o programa de intervenção psicomotora foi efetivo para a melhora do desempenho motor das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, influenciando positivamente a motricidade fina, global e equilíbrio.

Palavras-chave


Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Modalidades de fisioterapia; Promoção da saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2017v10n3p433-439

Saúde e Pesquisa
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