Intervenção psicomotora em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

  • Siméia Gaspar Palácio Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
  • Adriana Carla Guerra Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil
  • Aline Vasconcellos Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil;
  • Mateus Dias Antunes Centro Universitário de Maringá
Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Modalidades de fisioterapia, Promoção da saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da psicomotricidade sobre o desempenho motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O mesmo foi realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Maringá com 24 crianças de sete a dez anos diagnosticadas com o respectivo transtorno. Foram realizadas avaliações do desempenho motor utilizando o instrumento Movement Battery Assessment for Children (MABC-2). As crianças, cujo desempenho motor foi classificado como de risco e com significante dificuldade, foram convidadas a participar de um programa de intervenção psicomotora, constando de dez sessões, duas vezes semanais com duração de 60 minutos. Ao término das sessões as mesmas foram reavaliadas pelo mesmo instrumento, sendo constatado que houve diferença estatisticamente significativa nas habilidades de destreza manual (p=0.0026), habilidade com bola (p=0.0186) e equilíbrio (p=<0001). Conclui-se que o programa de intervenção psicomotora foi efetivo para a melhora do desempenho motor das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, influenciando positivamente a motricidade fina, global e equilíbrio.

Biografia do Autor

Siméia Gaspar Palácio, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Adriana Carla Guerra, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil
Fisioterapeuta pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Aline Vasconcellos, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil;
sioterapeuta pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Mateus Dias Antunes, Centro Universitário de Maringá
Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar); Especialista em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso, pela Unifamma.

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Publicado
2018-02-12
Seção
Artigos Originais