Utilização da Órtese Elétrica Funcional no Tratamento do Acidente Cérebro Vascular

  • Siméia Gaspar Palácio Cesumar
  • Tatiana Chagas de Freitas Cesumar
Palavras-chave: Acidente Cerebral Vascular, Terapia por estimulação elétrica, Fisioterapia, Vascular Brain Injury, electrically stimulated therapy, Physiotherapy.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da Órtese Elétrica Funcional na marcha, na qualidade de vida, na espasticidade, na amplitude de movimento e na força muscular dos dorsiflexores de uma paciente hemiparética. Para realização do estudo, foi selecionada uma paciente com sequela de Acidente Vascular Encefálico que foi submetida a uma avaliação fisioterapêutica constando de análise da marcha, goniometria ativa e passiva da dorsiflexão do tornozelo, avaliação da espasticidade, da força muscular e da aplicação do questionário de qualidade de vida SF-36. Em seguida, a paciente foi orientada a utilizar a órtese em domicílio, diariamente, por três meses consecutivos, e a comparecer na Clínica de Fisioterapia do Cesumar três vezes por semana, para a realização de uma caminhada, sob a supervisão das pesquisadoras. Após o término do tratamento, a paciente foi submetida aos mesmos procedimentos de avaliação para verificação dos resultados alcançados, sendo observado algum grau de melhora em todos os aspectos avaliados. No entanto, sugere-se que mais pesquisas sejam realizadas envolvendo maior número de participantes, para validação da efetividade da órtese na reabilitação de pacientes hemiparéticos.

Biografia do Autor

Siméia Gaspar Palácio, Cesumar
Docente Mestre do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: simeiapalacio@hotmail.com
Tatiana Chagas de Freitas, Cesumar
Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E- mail: tatianachagasdefreitas@hotmail.com
Seção
Relato de Casos