Intervenção psicomotora em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da psicomotricidade sobre o desempenho motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O mesmo foi realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Maringá com 24 crianças de sete a dez anos diagnosticadas com o respectivo transtorno. Foram realizadas avaliações do desempenho motor utilizando o instrumento Movement Battery Assessment for Children (MABC-2). As crianças, cujo desempenho motor foi classificado como de risco e com significante dificuldade, foram convidadas a participar de um programa de intervenção psicomotora, constando de dez sessões, duas vezes semanais com duração de 60 minutos. Ao término das sessões as mesmas foram reavaliadas pelo mesmo instrumento, sendo constatado que houve diferença estatisticamente significativa nas habilidades de destreza manual (p=0.0026), habilidade com bola (p=0.0186) e equilíbrio (p=<0001). Conclui-se que o programa de intervenção psicomotora foi efetivo para a melhora do desempenho motor das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, influenciando positivamente a motricidade fina, global e equilíbrio.Referências
ANTONY, S.; RIBEIRO, J.P. A criança hiperativa: uma visão da abordagem gestáltica. Psicol Teor Pesq, v. 20, n.2, p.127-134, 2004.
ARAUJO, M.; SILVA, S.A.P.S. Comportamentos indicativos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças: alerta para pais e professores. Rev Digital, v. 9, n. 62, p. 1-7, 2004.
ARCHER, T.; KOSTRZEWA, R. M. Physical exercise alleviates ADHD symptoms: regional deficits and development trajectory. Neurot Res, v. 21, n. 2, p. 195-209, 2012.
BARBOSA, S. B.; LIMA, A. S. Psicomotricidade na educação infantil desenvolvendoCapacidades. 2. Ed. 2009.
BARKLEY, R. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 3 ed. São Paulo: Artmed, 2006.
CARDOSO, F.L.; SABBAG, S.; BELTRAME, T.S. prevalência de transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em relação ao gênero de escolares. Rev Bras Cineantrop Desemp Hum, v. 1, n. 9, p. 50-54, 2007.
CORTESE, S.; MARCILIO, P. C. comorbidity between adha and obesity exploring shared machanisms and clinical implications. Post Grad Med, v. 122, n. 1, p. 88-96, 2010.
CURTIN, C., et al. Prevalence of overlight in children and adolescentes with attenciondéficithiperativity disorder and autismo spectrum disorders: a chart review. Bmc Pediatri, v. 4, n. 48, p. 1-13, 2005.
FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto alegre; Artmed, 1995.
FONTENELLE, L. Neurologia em adolescentes.J Pediatr, v.77, n. 2, p. 205-216, 2001.
GAPIN, J. I.; LABBAN, J. D.; ETNIER, J. L. The effects of physical activity on attention deficit hyperactivity disorder symptoms: The evidence. PrevMed, v. 52, n. 1, p. 70-74, 2011.
HALPERIN, J. M.; BERWID, O. G.; O’NEILL, S Healthy body, healthy mind?: the effectiveness of physical activity to treat ADHD in children. Child AdolescPsychiatrClin North Am, v. 23, n. 4, p. 899-936, 2014.
HENDERSON, S.; SUGDEN, D.A.; BARNETT, A. Movement assessment battery for children. 2. ed. San Antonio: Harcourt Assessment; 2007.
JORGE, M. DSM-IV: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 845 p.
LIMA, A. C. G. et al. Desenvolvimento infantil no interior do amazonas: avaliação antropométrica de escolares de 9 anos. Health Socl Chang, v. 6, n. 3, p. 42-49, 2016.
LORENZINI, M.V. Brincando a brincadeira com a criança deficiente: novos rumos terapêuticos. Barueri: Manole, 2002.
MAJOREK, M.; TUCHELMANN, T.; HEUSSER, P. Therapeutic eurythamy - movement therapy for children with attention déficit hyperactivity disorder (ADHD): a pilot study. Complem Ther Nurs Midw, v. 10, n. 2, p. 46-53, 2004.
MAO, H Y et al. Balance in children with attention deficit hyperactivity disorder-combined type. Res Develop Disab, v. 35, n. 6, p. 1252-1258, 2014.
MATTOS, P. et al. Apresentação de uma versão em português para uso no brasil do instrumento mta-snap-iv de avaliação de sintomas de déficit de atenção/ hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Rev Psiquiatr, v.28, n. 3, p. 290-297, 2006.
OLIVEIRA, O. R. F; OLIVEIRA, K. C. C. F. Desenvolvimento motor da criança eestimulação precoce. Fisio, v. 1, n. 2, p. 45-55, 2006.
POETA, L.S.; ROSA NETO, F. Evaluación motora em escolares con indicadores del transtorno por déficit de atención/hiperactividad. Rev Neurol, v. 44, n. 3, p. 146-149, 2007.
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Rev Psiquiatr Clín, v. 31, n. 3, p. 45-57, 2004.
ROSA NETO, F. et al. Desempenho cognitivo e motor de uma criança com indicadores de altas habilidades. Ver Efdeportes, v.10, n. 82, p. 1-10, 2005.
SABBAG, S.; TKAC, C.M.; BELTRAME, T.S. perfil psicomotor e os subtipos do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. Rev Iberoam Psicomotr Técn Corpor, v. 6, n. 4, p. 43-52, 2006.
SANTOS, M. A. et al. Psicomotricidade. Monografia (Pedagogia) - ULBRA, Santo André, 2009.
SILVA, E.V. programa de intervenção motora para escolares com indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação – TDC. Rev Bra Ed Esp, v.17, n.1, p.137-150, 2011.
TOLEDO, M.M. medidas para implementação de um plano de tratamento para transtorno e déficit de atenção/hiperatividade (tda/h). Arq Neuropsiquiatr, v. 59, n. 1, p. 1321-134, 2001.
VERA, C.F.D. et al. Transtornos de aprendizagem em presença de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de défcit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev CEFAC, v. 8, n. 4, p. 441-455, 2006.
VERRET, C. et al. A physical activity program improves behavior and cognitive functions in children with ADHD: an exploratory study. J Attent Disord, v. 16, n. 1, p. 71-80, 2012.
WATEMBERG, N; ZUK, L; LERMAN-SAGIE, T. Developmental coordination disorder in children with attention-deficit-hyperactivity disorder and physical therapy intervention. Dev Med Child Neurol, v. 49, n. 12, p. 920-925, 2007.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.