A ENFERMAGEM NO CUIDADO DA CRIANÇA AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR

Bruna Sabrina de Almeida Sousa, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Herica Emilia Félix de Carvalho, Lorrainie de Almeida Gonçalves, Jardel Nascimento da Cruz

Resumo


Este estudo objetivou descrever uma reflexão acadêmica acerca da enfermagem no cuidado da criança autista no ambiente escolar. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado em uma vivência de estágio acadêmico, de agosto a dezembro de 2016. Os resultados foram apresentados de forma descritiva em duas categorias temáticas: o primeiro contato e o acompanhamento com a criança autista; e dificuldades encontradas no cuidado prestado à criança autista em ambiente escolar. A experiência vivenciada superou as expectativas pré-estabelecidas para um estágio, tendo em vista que os maiores benefícios desta experiência foram a oportunidade gratificante de zelar diariamente pela saúde biopsicossocial de uma criança autista, o desenvolvimento de um valoroso elo de empatia com a criança, além da relação de troca de conhecimentos e relações interpessoais com os demais alunos e profissionais da unidade escolar.

Palavras-chave


Cuidados de enfermagem; Criança; Transtorno autístico; Educação infantil

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n1p163-170

Saúde e Pesquisa
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