A EFICIÊNCIA DO DIREITO PERSONALÍSSIMO DE ACESSO À JUSTIÇA ANTE A EXTRAJUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS ADVINDOS DO DIREITO DE PROPRIEDADE
Palavras-chave:
Teoria das negociações; instituições jurídicas; reconhecimento e proteção do direito de propriedade; extrajudicialização; custo de transação; desenvolvimento econômico.Resumo
O presente estudo investiga a importância da extrajudicialização dos conflitos de propriedade para tornar mais eficiente o direito da personalidade acesso à justiça e para o desenvolvimento econômico e a experiência brasileira neste sentido. Para tanto, através da intersecção entre o direito e economia, parte-se da teoria econômica da curva de utilidade, a qual demonstra que somente a barganha direta entre as partes é capaz de gerar maximização do valor agregado, e a consequente evolução econômica. Após, verifica-se que o Teorema de Coase, impulsionado pelo Teorema de Hobbes apontam ao protagonismo das instituições jurídicas para o estímulo desta desejável negociação direta, notadamente através do reconhecimento e proteção do direito de propriedade, assim como da criação, promoção e incentivo dos meios extrajudiciais de solução de litígio, através dos quais se alcança o maior nível de desenvolvimento. Como em que se pesem os esforços nem sempre é possível a autocomposição, o estudo também analisa os métodos heterocompositivos de solução, demonstrando como as diferentes tutelas impactam no custo de transação e consequentemente no nível de produção. Com isso, comprova-se a estreita relação entre economia e direito, a forte influência das instituições jurídicas para o desenvolvimento econômico do país, e neste contexto, os meios extrajudiciais de solução de litígios uma importante ferramenta promocional de crescimento.
Referências
DORNBUSCH, Rudier and FISHER, Stanley. Macroeconimics. Fifth Edition. United State of America.McGraw-Hill. 1987.
FERGUSON, C.E. Microeconomia. Traduzida por Almir Guilherme Barbassa e Antônio Pessoa Brandão. Rio de Janeiro. Forense. 1989.
HAL, R. Varian. Microeconomia – Uma abordagem moderna. 6ª Edição. Rio de janeiro. Campus. 2003
IBGE – SÉRIES ESTATÍSTICAS E SÉRIES HISTÓRICAS. Disponível em https://seriesestatisticas.ibge.gov.br. Acesso em 12/03/2021
LEAL. Fernando. Consequencialismo, racionalidade e decisão jurídica. IN CASTELAR PINHEIRO, Armando; PORTO, Antônio Maristrello; SAMPAIO, Patrícia R.P. Direito e Economia: Diálogos. Rio de Janeiro. FGV Editora. 2019.
MILANEZ, Márcia Marta. A conciliação e a mediação como instrumentos para a desjudicialização das relações sociais. Justiça & Cidadania. Rio de Janeiro. 2013. Disponível em https://www.editorajc.com.br/cociliacao-mediacao-instrumentos-desjudicializacao-relacoes-sociais/, acesso em 11 de maio de 2021.
NORTH, Douglass, THOMAS, Robert. P. Custos de transação, investimento e desempenho econômico. Rio de Janeiro. Instituto Liberal. 1992.
PIMENTEL, Wilson. Acesso responsável à justiça: o impacto dos custos na decisão de litigar. Rio de Janeiro. Lumen Juris. 2019.
PINHEIRO, Armando Castekar e SADDI, Jairo. Direito, Economia e Mercados. Rio de Janeiro. Editora Campos Elsevier. 2005
PORTO, Antônio Maristrello e GAROUPA, Nuno. Curso de Análise Econômica do Direito. São Paulo, Atlas, 2020.
SANDER, Frank e CRESPO Mariana Hernadez. Diálogos entre os professores Frank Sanders e Mariana Hernadez Crespo: explorando a evolução do tribunal IN (vários) Tribunal Multiportas: investindo no capital social para maximizar o sistema de conflitos no Brasil. Rio de Janeiro. FGV. 2012.
SZTAJN, Rachel. e ZYLBERSZTAJN, D. Direito e Economia: Análise Econômica do Direito e das Organizações. Rio de Janeiro. Elsevier, 2005.
TARTUCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. Rio de Janeiro. Forense. 2008.
TIMM, Luciano Benetti e CAOVILLA, Renato Vieira. Propriedade e Desenvolvimento: Análise Pragmática da Função Social IN Yeung, Luciana. Análise Econômica do Direito. SãoPaulo. Actual. 2020.
VERA, Flávia Santinoni. Análise Econômica da Propriedade IN Timm, Luciano Benetti. Direito e Economia no Brasil, estudos sobre a análise econômica do direito. 4ª Edição. Indaiatuba/São Paulo. Editora Foco. 2021.
WATANABE. Kazuo. Acesso à justiça e meios consensuais de solução de conflitos IN (vários) Tribunal Multiportas: investindo no capital social para maximizar o sistema de conflitos no Brasil. Rio de Janeiro. FGV. 2012.