Uso de tecnologias digitais no ensino superior no período da pandemia: percepções dos estudantes

  • Olga Giovanna Cardoso Bizerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Daiani Damm Tonetto Riedner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0003-1474-5102
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino remoto emergencial, Ensino Superior, COVID-19

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise dos impactos do ensino remoto emergencial (ERE) na rotina de aprendizagem dos estudantes de graduação de uma instituição federal de ensino superior. O foco dessa pesquisa foi identificar e analisar os impactos do uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial a partir das percepções dos estudantes sobre as atividades didáticas desenvolvidas nesse período. A metodologia da pesquisa foi baseada num estudo exploratório documental e bibliográfico e também foi aplicado um questionário com 18 questões para estudantes de graduação de cursos presenciais em relação às atividades acadêmicas do ano letivo de 2020. O trabalho dialoga com o cenário atual da educação e corrobora para as discussões acerca da necessidade de formação inicial e continuada para o uso de tecnologias digitais, bem como sobre os desafios impostos pela pandemia para manutenção das atividades didáticas no ensino superior público. Os resultados da pesquisa nos ajudam a enxergar o cenário do ensino remoto emergencial na instituição investigada, bem como traz à tona as principais dificuldades dos estudantes na sua rotina de estudos, bem como traz indicativos das dificuldades dos professores devido à pouca experiência de trabalho didático com uso de tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Olga Giovanna Cardoso Bizerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Pedagoga. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), Brasil
Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), Brasil

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n.1, p. 257-275, maio de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/p4rsO. Acesso em: 30 nov. 2020.

BARRETO, R. G. et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/z7yUV. Acesso em: 8 ago. 2021.

BEZERRA, K. P. et al. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-17, ago. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/MOM44. Acesso em: 12 fev. 2021.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://link.ufms.br/e1Rqd. Acesso em: 31 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n° 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://link.ufms.br/VoPvK. Acesso em: 28 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2HrRw. Acesso em: 3 jun. 2021.

BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: IBPEX, 2006.

CARNEIRO, L. A. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1-18, jul. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/0rMKm. Acesso em: 28 nov. 2020.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Disponível em: https://link.ufms.br/YFIe0. Acesso em: 3 jun. 2021.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FARIAS, M. A. F. et al. De ensino presencial para o remoto emergencial: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 180-193, 6 set. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Gb6cS. Acesso em: 14 fev. 2021.

FURTADO, G. R.; BELÉM, B. C. A pandemia de COVID-19 e o ensino remoto no ensino superior. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre - UEADSL, v. 2, n. 11, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/wtj86. Acesso em: 14 fev. 2021.

GARCIA, D. M. F.; CECÍLIO, S. (org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Alínea, 2009.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LIMEIRA, G. N.; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-13, set. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/dCy0l. Acesso em: 12 fev. 2021.

MARCELO, C. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, jan./mar. 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/Z528g. Acesso em: 8 ago. 2021.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/U8bkw. Acesso em: 20 fev. 2021.

RIEDNER, D. D. T., PISCHETOLA, M. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Revista Educação, Formação & Tecnologias, v. 9, n. 2, p. 37-55, jul./set. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/SOiR5. Acesso em: 22 fev. 2021.

RIEDNER, D. D. T.; MACIEL, C. E.; RUAS, K. C. S. Políticas e ações institucionais para o ensino remoto emergencial na educação superior. REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 13. p. 1-27, nov. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Jwirz. Acesso em: 31 jan. 2022.

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/XKmsj. Acesso em: 4 mar. 2021.

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Guia de Atividades Acadêmicas durante a COVID-19 - versão 4.0. Campo Grande: UFMS, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/g9lZE. Acesso em: 20 jan. 2022.

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Relatório de Acompanhamento de Ações durante o Ensino Remoto de Emergência 2020 - versão 2.0. Campo Grande: UFMS, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/iwRl4. Acesso em: 20 jan. 2022.

Publicado
2023-12-13
Seção
Artigos de Iniciação Científica