Uso de tecnologias digitais no ensino superior no período da pandemia: percepções dos estudantes
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise dos impactos do ensino remoto emergencial (ERE) na rotina de aprendizagem dos estudantes de graduação de uma instituição federal de ensino superior. O foco dessa pesquisa foi identificar e analisar os impactos do uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial a partir das percepções dos estudantes sobre as atividades didáticas desenvolvidas nesse período. A metodologia da pesquisa foi baseada num estudo exploratório documental e bibliográfico e também foi aplicado um questionário com 18 questões para estudantes de graduação de cursos presenciais em relação às atividades acadêmicas do ano letivo de 2020. O trabalho dialoga com o cenário atual da educação e corrobora para as discussões acerca da necessidade de formação inicial e continuada para o uso de tecnologias digitais, bem como sobre os desafios impostos pela pandemia para manutenção das atividades didáticas no ensino superior público. Os resultados da pesquisa nos ajudam a enxergar o cenário do ensino remoto emergencial na instituição investigada, bem como traz à tona as principais dificuldades dos estudantes na sua rotina de estudos, bem como traz indicativos das dificuldades dos professores devido à pouca experiência de trabalho didático com uso de tecnologias digitais.Referências
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n.1, p. 257-275, maio de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/p4rsO. Acesso em: 30 nov. 2020.
BARRETO, R. G. et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/z7yUV. Acesso em: 8 ago. 2021.
BEZERRA, K. P. et al. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-17, ago. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/MOM44. Acesso em: 12 fev. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://link.ufms.br/e1Rqd. Acesso em: 31 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n° 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://link.ufms.br/VoPvK. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2HrRw. Acesso em: 3 jun. 2021.
BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: IBPEX, 2006.
CARNEIRO, L. A. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1-18, jul. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/0rMKm. Acesso em: 28 nov. 2020.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Disponível em: https://link.ufms.br/YFIe0. Acesso em: 3 jun. 2021.
FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FARIAS, M. A. F. et al. De ensino presencial para o remoto emergencial: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 180-193, 6 set. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Gb6cS. Acesso em: 14 fev. 2021.
FURTADO, G. R.; BELÉM, B. C. A pandemia de COVID-19 e o ensino remoto no ensino superior. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre - UEADSL, v. 2, n. 11, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/wtj86. Acesso em: 14 fev. 2021.
GARCIA, D. M. F.; CECÍLIO, S. (org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Alínea, 2009.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
LIMEIRA, G. N.; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-13, set. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/dCy0l. Acesso em: 12 fev. 2021.
MARCELO, C. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, jan./mar. 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/Z528g. Acesso em: 8 ago. 2021.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/U8bkw. Acesso em: 20 fev. 2021.
RIEDNER, D. D. T., PISCHETOLA, M. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Revista Educação, Formação & Tecnologias, v. 9, n. 2, p. 37-55, jul./set. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/SOiR5. Acesso em: 22 fev. 2021.
RIEDNER, D. D. T.; MACIEL, C. E.; RUAS, K. C. S. Políticas e ações institucionais para o ensino remoto emergencial na educação superior. REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 13. p. 1-27, nov. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Jwirz. Acesso em: 31 jan. 2022.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/XKmsj. Acesso em: 4 mar. 2021.
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Guia de Atividades Acadêmicas durante a COVID-19 - versão 4.0. Campo Grande: UFMS, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/g9lZE. Acesso em: 20 jan. 2022.
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Relatório de Acompanhamento de Ações durante o Ensino Remoto de Emergência 2020 - versão 2.0. Campo Grande: UFMS, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/iwRl4. Acesso em: 20 jan. 2022.
Copyright (c) 2023 Iniciação Científica Cesumar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.