Comunicação e Interação Entre Pais e Filhos: Influências no Desempenho Escolar das Crianças
Palavras-chave:
Comunicação entre pais e filhos, Desempenho Escolar, Interação Mãe-Criança.Resumo
A comunicação estabelecida no ambiente familiar possibilita o aprendizado de valores e padrões de comportamento, além de influenciar na construção de fatores que interferem decisivamente no desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças. Esta pesquisa teve por objetivo investigar os padrões de comunicação e interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que foi feito comparando dois grupos de alunos de uma instituição de ensino. Participaram da pesquisa doze pessoas (seis crianças e suas respectivas mães), que responderam a um questionário sobre a comunicação e interação entre pais e filhos. Entre as crianças, três apresentavam bom desempenho nas atividades escolares e três apresentavam dificuldades em relação a essas atividades. Nos resultados, observou-se que, no grupo de crianças com bom desempenho escolar, as respostas dadas por mães e filhos estiveram mais próximas em todos os itens investigados, enquanto que no grupo das crianças com dificuldades as respostas foram contraditórias, principalmente nos itens relacionados à comunicação e à interação durante as atividades de lazer. Esses dados sugerem que no segundo grupo a percepção que as crianças têm sobre a relação com suas mães é muito diferente da imagem que as mães têm dessa relação, o que sinaliza para a utilização de padrões de interação/comunicação inadequados. Por fim, constatou-se que há comunicação e interação de melhor qualidade entre as crianças e mães do primeiro grupo, confirmando a hipótese de que a boa comunicação e interação entre pais e filhos interferem positivamente no desempenho escolar das crianças.Downloads
Arquivos adicionais
- Gráfico 1A: Comparação entre as respostas de G e de sua mãe sobre comunicação
- Gráfico 1B: Comparação entre as respostas de G e de sua mãe sobre regras
- Gráfico 1C: Comparação entre as respostas de G e de sua mãe sobre atividades escolares
- Gráfico 1D: Comparação entre as respostas de G e de sua mãe sobre atividades de lazer
- Gráfico 2A: Comparação entre as respostas de R e de sua mãe sobre comunicação
- Gráfico 2B: Comparação entre as respostas de R e de sua mãe sobre regras
- Gráfico 2C: Comparação entre as respostas de R e de sua mãe sobre atividades escolares
- Gráfico 2D: Comparação entre as respostas de R e de sua mãe sobre atividades de lazer
- Gráfico 3A: Comparação entre as respostas de V e de sua mãe sobre comunicação
- Gráfico 3B: Comparação entre as respostas de V e de sua mãe sobre regras
- Gráfico 3C: Comparação entre as respostas de V e de sua mãe sobre atividades escolares
- Gráfico 3D: Comparação entre as respostas de V e de sua mãe sobre atividades de lazer
- Gráfico 4A: Comparação entre as respostas de C e de sua mãe sobre comunicação
- Gráfico 4B: Comparação entre as respostas de C e de sua mãe sobre regras
- Gráfico 4C:Comparação entre as respostas de C e de sua mãe sobre atividades escolares
- Gráfico 4D: Comparação entre as respostas de C e de sua mãe sobre atividades de lazer
- Gráfico 5A: Comparação entre as respostas de H e de sua mãe sobre comunicação
- Gráfico 5B: Comparação entre as respostas de H e de sua mãe sobre regras
- Gráfico 5C: Comparação entre as respostas de H e de sua mãe sobre atividades escolares
- Gráfico 5D: Comparação entre as respostas de H e de sua mãe sobre atividades de lazer
- Gráfico 6A: Comparação entre as respostas de L e de sua mãe sobre comunicação
- Gráfico 6B: Comparação entre as respostas de L e de sua mãe sobre regras
- Gráfico 6C: Comparação entre as respostas de L e de sua mãe sobre atividades escolares
- Gráfico 6D: Comparação entre as respostas de L e de sua mãe sobre atividades de lazer
Publicado
2011-04-11
Como Citar
Vilanova, L. D., Rocha, P. C. B. da, & Marangoni, A. M. C. (2011). Comunicação e Interação Entre Pais e Filhos: Influências no Desempenho Escolar das Crianças. Iniciação Científica Cesumar, 13(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/1483
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.