Comunicação e Interação Entre Pais e Filhos: Influências no Desempenho Escolar das Crianças

  • Letícia Delitti Vilanova Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Paula Caroline Buges da Rocha Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Angela Maria Catarina Marangoni Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Comunicação entre pais e filhos, Desempenho Escolar, Interação Mãe-Criança.

Resumo

A comunicação estabelecida no ambiente familiar possibilita o aprendizado de valores e padrões de comportamento, além de influenciar na construção de fatores que interferem decisivamente no desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças. Esta pesquisa teve por objetivo investigar os padrões de comunicação e interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que foi feito comparando dois grupos de alunos de uma instituição de ensino. Participaram da pesquisa doze pessoas (seis crianças e suas respectivas mães), que responderam a um questionário sobre a comunicação e interação entre pais e filhos. Entre as crianças, três apresentavam bom desempenho nas atividades escolares e três apresentavam dificuldades em relação a essas atividades. Nos resultados, observou-se que, no grupo de crianças com bom desempenho escolar, as respostas dadas por mães e filhos estiveram mais próximas em todos os itens investigados, enquanto que no grupo das crianças com dificuldades as respostas foram contraditórias, principalmente nos itens relacionados à comunicação e à interação durante as atividades de lazer. Esses dados sugerem que no segundo grupo a percepção que as crianças têm sobre a relação com suas mães é muito diferente da imagem que as mães têm dessa relação, o que sinaliza para a utilização de padrões de interação/comunicação inadequados. Por fim, constatou-se que há comunicação e interação de melhor qualidade entre as crianças e mães do primeiro grupo, confirmando a hipótese de que a boa comunicação e interação entre pais e filhos interferem positivamente no desempenho escolar das crianças.

Biografia do Autor

Letícia Delitti Vilanova, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; Integrante do Programa de Iniciação Cientifica do Cesumar - PICC. E-mail: lezinha_d@hotmail.com
Paula Caroline Buges da Rocha, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; Integrante do Programa de Iniciação Cientifica do Cesumar - PICC. E-mail: paulabuges@hotmail.com
Angela Maria Catarina Marangoni, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Orientadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: a_marangoni@yahoo.com.br
Publicado
2011-04-11
Seção
Artigos de Iniciação Científica