<b>A Profissão Docente e a Escolarização de Surdos: Dificuldades e Demandas

  • Ana Luísa Antunes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leila Lopes Gouveia Instituto Nacional de Educação de Surdos
Palavras-chave: Escolarização de Surdos, Prática Docente, Formação Continuada.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados parciais da pesquisa intitulada “Os desafios da profissão docente na contemporaneidade e suas implicações em projetos de formação inicial”, que está sendo desenvolvida pelo GEPROD (Grupo de estudos e pesquisas sobre a formação e a profissão docente), no âmbito do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro, desde abril de 2008. A pesquisa tem por finalidade refletir sobre a profissão docente, analisando as demandas que se originam do exercício dessa profissão, em espaços de educação de surdos e suas implicações para os currículos de formação inicial de professores. Este texto se dispõe a fazer uma análise das dificuldades encontradas pelos docentes, analisando quais são os seus maiores desafios e quais alternativas têm sido desenvolvidas para dar conta do cotidiano escolar. Para tal foram realizadas entrevistas com as professoras de uma instituição pública do município de Niterói - RJ que atuam na educação de surdos numa perspectiva inclusiva. As análises apontaram para a importância da produção e socialização de conhecimentos científicos na área da educação de surdos, para a necessidade de implementação de ações de formação continuada e para a relevância do compromisso político-pedagógico dos responsáveis pelos sistemas de ensino, das instituições e dos docentes que garantam uma educação de qualidade aos discentes.

Biografia do Autor

Ana Luísa Antunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO; Graduada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. E-mail: ana.antunes2010@gmail.com
Leila Lopes Gouveia, Instituto Nacional de Educação de Surdos
Graduada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. E-mail: leilocagouveia@gmail.com
Publicado
2011-04-11
Seção
Artigos de Iniciação Científica