A Profissão Docente e a Escolarização de Surdos: Dificuldades e Demandas
Palavras-chave:
Escolarização de Surdos, Prática Docente, Formação Continuada.
Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados parciais da pesquisa intitulada “Os desafios da profissão docente na contemporaneidade e suas implicações em projetos de formação inicial”, que está sendo desenvolvida pelo GEPROD (Grupo de estudos e pesquisas sobre a formação e a profissão docente), no âmbito do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro, desde abril de 2008. A pesquisa tem por finalidade refletir sobre a profissão docente, analisando as demandas que se originam do exercício dessa profissão, em espaços de educação de surdos e suas implicações para os currículos de formação inicial de professores. Este texto se dispõe a fazer uma análise das dificuldades encontradas pelos docentes, analisando quais são os seus maiores desafios e quais alternativas têm sido desenvolvidas para dar conta do cotidiano escolar. Para tal foram realizadas entrevistas com as professoras de uma instituição pública do município de Niterói - RJ que atuam na educação de surdos numa perspectiva inclusiva. As análises apontaram para a importância da produção e socialização de conhecimentos científicos na área da educação de surdos, para a necessidade de implementação de ações de formação continuada e para a relevância do compromisso político-pedagógico dos responsáveis pelos sistemas de ensino, das instituições e dos docentes que garantam uma educação de qualidade aos discentes.
Publicado
2011-04-11
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
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