<b>A Técnica Metodológica do Grupo Focal: Uma Contribuição na Investigação das Concepções que Compõem a Identidade Docente

  • Paula Peclat de Oliveira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Angelina de Melo Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Identidade, Grupo Focal, Concepções de Professores

Resumo

Este artigo apoia-se em autores críticos, tais como: Arroyo (2000); Gatti (2005); Guimarães (2003; 2006); Silva (2003), entre outros, e tem por objetivo apresentar estudo preliminar de noções teóricas sobre a identidade e sobre um dos procedimentos metodológicos, ou seja, a técnica do grupo focal a ser utilizada na pesquisa sobre integração e concepções de professores, em andamento no Polo III da Regional Sul de Cuiabá. É um instrumento metodológico pouco utilizado em nosso meio, no entanto, eficaz para coleta de dados a partir do debate em pequenos grupos focado em assuntos específicos. Ressalta-se que a notoriedade do grupo focal em pesquisas qualitativas está em sua contribuição na investigação de concepções que dificilmente são captadas por outras técnicas. A utilização desta técnica consistirá em identificar as concepções que professores têm de si mesmos, dos alunos, da escola, da gestão escolar e do processo ensino-aprendizagem, com uma amostra de 25% dos professores deste Polo. Para além da contribuição no processo de investigação, esperam-se avanços na formação continuada dos participantes e uma ação mais consciente no processo educativo da instituição escolar.

Biografia do Autor

Paula Peclat de Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e Bolsista PIBIC pela mesma instituição em parceria com a FAPEMAT e CNPQ. E-mail: paula.peclat@hotmail.com
Angelina de Melo Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Docente Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Pesquisadora na área de Educação com ênfase em Currículo Escolar e Formação Docente. E-mail: angelinamvieira@gmail.com
Publicado
2012-10-08
Seção
Publicações Temáticas