A instituição esportiva e a institucionalização do corpo desportista

Autores

  • Ivan Marcelo Gomes UNIOESTE-CASCAVEL / CESUFOZ

Palavras-chave:

sociologia, educação física, esporte, corpo, reflexividade

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender como os atores que interagem na Educação Física constroem suas significações sobre o corpo. A abordagem terá como estudo o corpo desportista na modernidade. A base teórica desta análise é a teoria da estruturação de Anthony Giddens, na qual salientamos o conceito de monitoração reflexiva. Para um desencadeamento da reflexão, optamos por ilustrar a inserção das práticas esportivas no Brasil e sua gradual relevância para o entendimento das ações no interior da Educação Física, aqui chamada de instituição acadêmica desportista brasileira. A partir daí, procuramos apontar mudanças em relação às práticas esportivas na atualidade e as conseqüências dessas modificações para a instituição em questão.

Biografia do Autor

Ivan Marcelo Gomes, UNIOESTE-CASCAVEL / CESUFOZ

Graduado e Especialista em Educação Física, Mestre em Sociologia pelo Ppgs/Ufpe. Docente dos Cursos de Pedagogia da UNIOESTE/CASCAVEL e Educação Física do CESOFOZ e Membro dos Colegiados dos respectivos cursos. Integrante do GRECO *Grupo de Estudos sobre Corporeidade) da UNIOESTE/CASCAVEL.

Downloads

Publicado

2007-07-17

Como Citar

Gomes, I. M. (2007). A instituição esportiva e a institucionalização do corpo desportista. Iniciação Científica Cesumar, 3(1), 27–37. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/35

Edição

Seção

Artigos Originais