A Influência dos Grupos de Referência no Consumo Cultural do Jovem da Cidade de São Paulo
Palavras-chave:
Cultura, Identidade, Jovem.Resumo
Este trabalho teve como finalidade estudar a influência dos grupos de referência de um jovem residente na cidade de São Paulo e seu consumo cultural, assim como a relação entre cultura, identidade e autoimagem. O estudo também buscou descobrir quais são os produtos culturais mais consumidos e preferidos pelos jovens. Para fazer o levantamento dos dados foram aplicados questionários a indivíduos com idade entre 15 e 24 anos de diversas classes socioeconômicas. Os dados foram analisados estatisticamente e pode-se perceber que os grupos de referência primários exercem a maior influência sobre a escolha por consumir determinados produtos culturais. A família e os amigos são os grupos que mais os influenciam. Segundo os dados obtidos, consumir cultura auxilia o jovem a mostrar ao outro aquele que deseja ser. As atividades culturais mais praticadas pelos jovens são assistir televisão e ouvir música. Com este trabalho foi possível observar que os grupos de referência influenciam os jovens, e que a cultura os auxilia a comunicar sua autoimagem e construir a identidade de acordo com seus respectivos valores.Downloads
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Rhormens, D. P., & Dantas, S. S. (2015). A Influência dos Grupos de Referência no Consumo Cultural do Jovem da Cidade de São Paulo. Iniciação Científica Cesumar, 17(1), 77–89. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/3907
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Publicações Temáticas
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