A Influência dos Grupos de Referência no Consumo Cultural do Jovem da Cidade de São Paulo

  • Diego Paulo Rhormens Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Cultura, Identidade, Jovem.

Resumo

Este trabalho teve como finalidade estudar a influência dos grupos de referência de um jovem residente na cidade de São Paulo e seu consumo cultural, assim como a relação entre cultura, identidade e autoimagem. O estudo também buscou descobrir quais são os produtos culturais mais consumidos e preferidos pelos jovens. Para fazer o levantamento dos dados foram aplicados questionários a indivíduos com idade entre 15 e 24 anos de diversas classes socioeconômicas. Os dados foram analisados estatisticamente e pode-se perceber que os grupos de referência primários exercem a maior influência sobre a escolha por consumir determinados produtos culturais. A família e os amigos são os grupos que mais os influenciam. Segundo os dados obtidos, consumir cultura auxilia o jovem a mostrar ao outro aquele que deseja ser. As atividades culturais mais praticadas pelos jovens são assistir televisão e ouvir música. Com este trabalho foi possível observar que os grupos de referência influenciam os jovens, e que a cultura os auxilia a comunicar sua autoimagem e construir a identidade de acordo com seus respectivos valores.

Biografia do Autor

Diego Paulo Rhormens, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestrando do Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, Brasil.
Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e Mestre em Administração (Marketing) pela FEA/USP; Docente e Coordenador Adjunto do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Docente na PUC/SP e USCS
Publicado
2015-06-30
Seção
Publicações Temáticas