<b>Capacidade Inovadora em Empresas do Setor de Tecnologia da Informação

  • Giacomo Alberto Delafiori Universidade Federal do Paraná
  • Simone Regina Didonet Universidade Federal do Paraná
  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Capacidade Inovadora, Competências, Cultura, Networking, Recursos.

Resumo

A pesquisa teve por objetivo caracterizar a Capacidade Inovadora de empresas do setor de Tecnologia da Informação. A partir deste, a pesquisa buscou uma abordagem pautada em caracterizar o setor de tecnologia da informação e identificar os elementos que definem a capacidade inovadora nas empresas pesquisadas. Utilizou-se o modelo de capacidade inovadora de Hii e Neely (2000) que contempla quatro variáveis: (1) cultura voltada à inovação; (2) recursos físicos, humanos e organizacionais adequados; (3) capacidades (competências) para coordenar e implantar recursos; (4) conexões (networking) de valor com consumidores, fornecedores e parceiros estratégicos. A pesquisa foi do tipo descritivo-qualitativa, sendo realizados estudos de casos em uma micro (Empresa Y) e em uma pequena empresa (Empresa X), ambas empresas produtoras de software. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Por meio da pesquisa verificou-se em ambas as empresas a existência das variáveis do modelo discutido, porém elas se apresentaram em graus de percepção diferentes.

Biografia do Autor

Giacomo Alberto Delafiori, Universidade Federal do Paraná
Discente do curso de Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, (PR).
Simone Regina Didonet, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Docente Adjunta II na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, (PR)
Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente Adjunta IV na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, (PR); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR, Curitiba, (PR).
Publicado
2015-06-30
Seção
Publicações Temáticas