Atitudes filosóficas na iniciação científica: breves considerações e reflexões
Palavras-chave:
filosofia, iniciação científica, ciência, vida, éticaResumo
O presente artigo tem como objetivo fazer breves considerações e reflexões sobre a formação básica dos novos pesquisadores na Iniciação Científica. Esse trabalho, por sua vez, nasceu da seguinte preocupação: será que a formação científica que se tem na iniciação prepara novos pesquisadores que levem em conta a vida e sua preservação. A partir dessa preocupação, elaborou-se o seguinte problema: quais as atitudes necessárias que os novos pesquisadores têm de ter, em sua prática na iniciação científica, para a produção de novos conhecimentos que vislumbrem a vida, suas mais diversas formas e sua preservação? Este artigo buscou apresentar, de forma breve, as contradições do fazer ciência, que se dá na realidade de maneira conflituosa entre vida e morte, benefícios e malefícios à humanidade, bem como apresentar quatro atitudes filosóficas que se julga servirem para formação do iniciante à pesquisa científica, contribuindo, assim, para um perfil crítico e humanístico. As atitudes foram as seguintes: radicalidade, rigorosidade, totalidade e criticidade. Ressaltou, ainda, a ética da responsabilidade como imprescindível na fundamentação dessas atitudes com vistas ao bem maior, a vida e suas mais diversas manifestações.Downloads
Publicado
2007-07-09
Como Citar
Mariano, R. A. (2007). Atitudes filosóficas na iniciação científica: breves considerações e reflexões. Iniciação Científica Cesumar, 1(1), 10–13. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/5
Edição
Seção
Artigos Originais
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