MOTIVAÇÃO DE HIGIENE BUCAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de intervenções lúdicas na motivação da higiene bucal em crianças de sete a oito anos de idade, de uma escola pública do município de Itajaí/SC. Participaram do estudo 14 crianças, que foram aleatoriamente divididas em dois grupos; um grupo teve orientação de higiene e o outro grupo com orientação de higiene conjunto à motivação por meio de atividades lúdicas. A aferição da condição de higiene bucal foi por meio do Índice de Higiene Oral - Simplificado (IHO-S), realizado em todas as crianças no primeiro encontro antes de qualquer orientação, e novamente em intervalos de sete, 14, 21 dias. Resultados mostraram que houve melhora na média do índice de placa no grupo experimental de 0,16, e piora no grupo controle de 0,27. Além disso, foi verificada diferença estatística significativa dos índices médios do IHO-S do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Foi concluído que as atividades lúdicas foram eficazes no índice de placa bacteriana no grupo estudadoReferências
ANTONIO, L. P. et al. Avaliação de diferentes métodos educativos em saúde bucal em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade. RFO UPF, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 52-58, 2015.
BARRETO, R. A.; CARDOSO, M. A.; CORRÊA, M. S. N. P. Humanização do Atendimento Odontopediatrico: A Arte de uma Renovação. In: Corrêa, Maria Salete Nahás Pires. Conduta clínica e Psicológica na Odontopediatria. 2. ed. São Paulo: Livraria Santos, 2013.
BARRETO, R. A. O lúdico em odontopediatria. In: CORRÊA, M. S. N. P. Consulta Clínica e Psicológica na Odontopediatria. 2. ed. São Paulo: Livraria Santos, 2013.
BEZERRA, T.; GOMES, J. O lúdico e as atividades de educação em saùde bucal: um estudo de caso na unidade de saúde da família do km 06- Natal / RN. In: CONNEPI – CIÊNCIAS DA SAÚDE, 6., Anais... Alagoas: Intituto Federal, 2010.
CARDOSO, S. M. M.; RODRIGUES, A. P. Promoção da saúde a partir das demandas relacionadas à higiene e saúde na escola. Revista de Ciência e Inovação, Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 93-104, 2016.
DIAS, M. R.; CRUZ, J. A.; MARTINS, N. L. Eu sou o Favolas: um instrumento de educação para a saúde em dentisteria. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo, v. 25, n. 3, p. 325-330, 2015.
DOTT, E. A. V.; CAMPOS, J. A. D. B.; GARCIA, P. P. N. S. Elaboração de um Jogo Digital Educacional sobre Saúde Bucal Direcionado para a População Infantil, Pesq. bras. odontopediatria. clin. integr., João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 209-215, 2012.
EMMI, D. T.; PIRES, M. J. M. Acolhimento e educação em saúde na sala de espera: avaliação da contribuição das ações para o atendimento odontopediátrico. Rev. Adm. Saúde, São Paulo, v. 14, n. 48, p. 62-67, 2016.
FADEL, C. B.; ALVES, F. B. T.; FILLUS, T. M. Gincana intelectual: instrumento de ação extensionista para educação em saúde. Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 106-115, 2015.
GARBIN, C. A. S. et al. Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. RFO UPF, Passo Fundo, v. 18, n. 3, p. 321-327, 2013.
GREEN, J. C.; VERMILLION, J. R. The simplified oral hygiene index. J. am. dent. assoc., Chicago, v. 68, p. 7-13,1964.
MEDEIROS, U. V.; MAIA, K. D.; JORGE, R. R. O desafio da prática educativa em odontologia. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 67, n. 1, p. 49-55, 2010.
MIALHE, F. L.; CUNHA; MORANO JUNIOR. Avaliação dos jogos e brinquedos com temas odontológicos disponibilizados no mercado nacional. Pesq. Bras. odontopediatria clin. Integr., João Pessoa, v. 9, n. 3, p. 303-308, 2009.
MORAES, R. K. et al. Motivação de higiene dental utilizando brinquedos com temas odontológicos. Conscientiae saúde, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 723-728, 2011.
OLIVEIRA, J. C. C. Atividades lúdicas na Odontopediatria: uma breve revisão da literatura. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 103-107, 2014.
PIVOTTO, A. et al. Hábitos de higiene bucal e índice de higiene oral de escolares de ensino público. Rev. bras. promoç. Saúde, Fortaleza, v. 26, n. 4, p. 455-461, 2013.
PUCCI, C. R. et al. The’s Dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da Clínica Odontológica. Rev. Ciênc. Ext., São José dos Campos, v. 10, n. 3, p. 77-84, 2014.
RIBEIRO, F. M. A importância da educação e motivação em saúde bucal para a higiene oral de crianças e adolescentes: revisão de literatura. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, SP.
SHENOY, R. P.; SEQUEIRA, P. S. Effectiveness of a school dental education program in improving oral health knowledge and oral hygiene practices and status of 12- to 13-year-old school children. Indian j. dent. res., Ahmedabad, v. 21, p. 253-259, 2010.
SOUZA, L. H. T.; GOMES, L. T.S.; PESSOA, G. S. Controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Campinas, v. 6, n. 1, p. 491-502, 2014.
SOUZA, H. et al. Cultura bucal: transformando odontologia em música. RAI. RUM., Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 131-142, 2015.
SOUZA, M. E. M. et al. A educação em saúde como medida de prevenção e promoção da saúde bucal. Full dent. sci., São José dos Pinhais, v. 6, n. 22, p. 239-248, 2015.
VENÂNCIO, D. R. et al. Promoção da saúde bucal: desenvolvendo material lúdico para crianças na faixa etária pré-escolar. J Healt Sci Inst., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 153-156, 2011.
ZANIN, L. et al. Evaluation of an educational program for children with high risk of caries. J. clin. pediatr. dent., Birmingham, v. 31, n. 4, p. 246-250, 2007.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.