MEMÓRIAS DE EX-PROFESSORES DE UMA ESCOLA POLIVALENTE: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCPLINAS TÉCNICAS E PROPEDÊUTICAS

  • Bruna Luiz dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS https://orcid.org/0000-0002-1118-3573
Palavras-chave: Escola Polivalente, Ensino Integral, Ensino Técnico, Formação profissional

Resumo

No âmbito da pesquisa relativa à história da Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Escola Polivalente, em Osório (RS), o presente trabalho objetiva analisar os relatos de cinco ex-professores acerca da formação profissional propiciada pela instituição e de como era a integração das disciplinas técnicas com as propedêuticas. As narrativas foram colhidas através da História Oral, com a realização de entrevistas guiadas a partir de um questionário semiestruturado. O artigo também visa expor e refletir sobre a compreensão de ensino integral, assim como reiterar a importância da memória e da História Oral para a História da Educação. Conforme as falas de cada entrevistado, foi possível compreender que a Escola Polivalente se preocupou em ofertar uma formação integral, a partir da intercalação das disciplinas técnicas com as propedêuticas, tendo professores especializados em cada área. Havia ainda um sistema de integração efetivo entre essas disciplinas, para tanto, acontecia uma reunião toda semana, na qual eram tratadas questões acerca do processo de integração das matérias. Além disso, a formação técnica propiciada pela instituição foi decisiva para muitos alunos decidirem seus futuros acadêmicos. A instituição também se preocupou em educar o aluno para ter um olhar crítico sobre o mundo e a atuar em sociedade. Ademais, os professores da escola eram muito unidos e não apenas as disciplinas eram bem integradas, mas a direção, os professores, os pais e os alunos também eram, quando o assunto era a escola.

Biografia do Autor

Bruna Luiz dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório, e Bolsista de IC no projeto História e Memória da Educação Profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório (RS), Brasil.
Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Pós-doutorado em Educação, História e Políticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório, (RS), Brasil

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Publicado
2020-12-21
Seção
Artigos Originais